Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Haas, Caroline Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T18:25:21Z | - |
dc.date.available | 2022-07-18T18:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.citation | HAAS, Caroline Nogueira. Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271 | - |
dc.description.abstract | This article aims to debate the prejudice that exist in our society as well as the teaching of History. Aiming to critically analyze the current educational system and curriculum in Brazil, its laws and guidelines, specifically in High School, this paper seeks to find ways to combat prejudice and discrimination within a teaching of History that is problematizing, critical and humanized, which promotes intellectual autonomy of the subject, working on the historical awareness and the affirmative search for identity, with the intention that the subject can develop as a transforming agent in society. The final objective of this work includes the defense of teaching with the Freirian model, which has the power to fight prejudice and transform society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Prejudice | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Problematizing teaching | pt_BR |
dc.subject | Ensino problematizador | pt_BR |
dc.title | Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos | pt_BR |
dc.title.alternative | School, teaching history and facing prejudice | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Tamyris Cristina de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1722504799768438 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3524052255642708 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como intuito debater o preconceito existente na sociedade como também dentro do ensino de História. Visando analisar de forma crítica o sistema e o currículo educacional atual no Brasil, suas leis e diretrizes, especificamente no Ensino Médio, este trabalho busca encontrar formas de se combater o preconceito e as discriminações dentro de um ensino de História que seja problematizador, crítico e humanizado, que promova a autonomia intelectual do sujeito, trabalhando a consciência histórica e a busca identitária afirmativa, com o intuito de que ele possa se desenvolver como agente transformador da sociedade. O objetivo final deste trabalho inclui a defesa de um ensino com o modelo freiriano, que tenha o poder de combater o preconceito e transformar a sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 71 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EscolaEnsinoHistória.pdf | 593.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.