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dc.creatorHaas, Caroline Nogueira-
dc.date.accessioned2022-07-18T18:25:21Z-
dc.date.available2022-07-18T18:25:21Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationHAAS, Caroline Nogueira. Escola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitos. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35271-
dc.description.abstractThis article aims to debate the prejudice that exist in our society as well as the teaching of History. Aiming to critically analyze the current educational system and curriculum in Brazil, its laws and guidelines, specifically in High School, this paper seeks to find ways to combat prejudice and discrimination within a teaching of History that is problematizing, critical and humanized, which promotes intellectual autonomy of the subject, working on the historical awareness and the affirmative search for identity, with the intention that the subject can develop as a transforming agent in society. The final objective of this work includes the defense of teaching with the Freirian model, which has the power to fight prejudice and transform society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectProblematizing teachingpt_BR
dc.subjectEnsino problematizadorpt_BR
dc.titleEscola, ensino de história e o enfrentamento de preconceitospt_BR
dc.title.alternativeSchool, teaching history and facing prejudicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Tamyris Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722504799768438pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524052255642708pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como intuito debater o preconceito existente na sociedade como também dentro do ensino de História. Visando analisar de forma crítica o sistema e o currículo educacional atual no Brasil, suas leis e diretrizes, especificamente no Ensino Médio, este trabalho busca encontrar formas de se combater o preconceito e as discriminações dentro de um ensino de História que seja problematizador, crítico e humanizado, que promova a autonomia intelectual do sujeito, trabalhando a consciência histórica e a busca identitária afirmativa, com o intuito de que ele possa se desenvolver como agente transformador da sociedade. O objetivo final deste trabalho inclui a defesa de um ensino com o modelo freiriano, que tenha o poder de combater o preconceito e transformar a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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