Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35103
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0038-8645
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo do espaço narrativo em obras de autores indígenas brasileiros para o público infantil
Título (s) alternativo (s): Study of narrative space in works for children by brazilian indigenous authors
Autor: Stacciarini, Letícia Santana
Primer orientador: Melo, Carlos Augusto de
Primer miembro de la banca: Costa, Daniel Munduruku Monteiro
Segundo miembro de la banca: Machado, Ananda
Tercer miembro de la banca: Gama-Khalil, Marisa Martins
Cuarto miembro de la banca: Biella, João Carlos
Resumen: Na contemporaneidade, as obras de autoria indígena voltadas às crianças - mas não necessariamente circunscritas a esse público - compreendem experiências literárias diversas, cujas questões sociais, dinâmicas culturais e perspectivas cosmogônicas fraturam o mundo cartesiano ocidental. Além disso, permitem a formação de sujeitos leitores decoloniais em favor das alteridades nas relações humanas as quais devem ser estimuladas pela escola em respeito à Lei 11.645/2008. Entre os aspectos que caracterizam essas obras, o elemento espacial é sempre necessário à construção da narrativa porque, como responsável por caracterizar as personagens, propicia reflexões sobre os contextos em que elas se encontram, acolhe os sentimentos vivenciados, influencia as tomadas de decisões, antecipa as possíveis conduções do texto etc. Desse modo, emergindo como ponto de partida para suscitar as reflexões desta Tese, os estudos do espaço foram aplicados a uma série de livros de escritores indígenas com destaque para Daniel Munduruku, Lia Minápoty, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Márcia Kambeba, Edson Krenak, Tiago Hakiy, Cristino Wapichana, Roni Wasiry Guará, Geni Núñez, Luiz Carlos Karai, Shirley Djukurnã Krenak, Renê Kithãulu, dentre outros. Por fim, foi entendido que as produções literárias selecionadas se destinam, em um primeiro momento, ao público infantil e colocam em evidência a construção de espaços responsáveis por suscitar conexões entre os povos originários e a natureza, o sagrado, as identidades, as relações étnicas e familiares, os silenciamentos e assim por diante.
Abstract: In contemporaneity, the works of indigenous authorship for kids - but not necessarily limited to this audience - comprise diverse literary experiences, whose social issues, cultural dynamics and cosmogonic perspectives fracture the western cartesian world. Furthermore, it allows the formation of decolonial readers in favor of alterities in human relationships and should be encouraged by the school, respecting the Law 11.645/2008. Among the aspects that characterize these works, the spatial element is always needed to the narrative construction because, as responsible for characterizing the characters; it provides reflections on the contexts in which they find themselves, receives the feelings experienced, influences the decisions making, anticipates the possible directions of the text, and others. Thus, emerging as a starting point to raise the reflections of this Thesis, space studies were applied to a series of books by indigenous writers with emphasis on Daniel Munduruku, Lia Minápoty, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Márcia Kambeba, Edson Krenak, Tiago Hakiy, Cristino Wapichana, Roni Wasiry Guará, Geni Núñez, Luiz Carlos Karai, Shirley Djukurnã Krenak, Renê Kithãulu, among others. Lastly, was understood that the selected literary productions are intended, at first, to the children's audience and put in evidence the construction of spaces responsible for creating connections between indigenous peoples and nature, the sacred, identities, ethnic and family relationships, silencing and so on.
Notas: Não consta dentre as opções do item "agências de fomento", mas fui bolsista do "edital PIQ N°: 03/2018" do Instituto Federal Goiano.
Palabras clave: Literatura infantil
Literaturas indígenas
Espaço narrativo
Children's literature
Indigenous literatures
Narrative space
Literatura infantil
Literaturas indígenas
Espacio narrativo
Literatura
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Tema: Temas. Estudos literários
Literatura
Literatura indígena
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: STACCIARINI, Letícia Santana. Estudo do espaço narrativo em obras de autores indígenas brasileiros para o público infantil. 2022. 232 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5305.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5305
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35103
Fecha de defensa: 24-feb-2022
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

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