Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35103
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0038-8645
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Estudo do espaço narrativo em obras de autores indígenas brasileiros para o público infantil
Alternate title (s): Study of narrative space in works for children by brazilian indigenous authors
Author: Stacciarini, Letícia Santana
First Advisor: Melo, Carlos Augusto de
First member of the Committee: Costa, Daniel Munduruku Monteiro
Second member of the Committee: Machado, Ananda
Third member of the Committee: Gama-Khalil, Marisa Martins
Fourth member of the Committee: Biella, João Carlos
Summary: Na contemporaneidade, as obras de autoria indígena voltadas às crianças - mas não necessariamente circunscritas a esse público - compreendem experiências literárias diversas, cujas questões sociais, dinâmicas culturais e perspectivas cosmogônicas fraturam o mundo cartesiano ocidental. Além disso, permitem a formação de sujeitos leitores decoloniais em favor das alteridades nas relações humanas as quais devem ser estimuladas pela escola em respeito à Lei 11.645/2008. Entre os aspectos que caracterizam essas obras, o elemento espacial é sempre necessário à construção da narrativa porque, como responsável por caracterizar as personagens, propicia reflexões sobre os contextos em que elas se encontram, acolhe os sentimentos vivenciados, influencia as tomadas de decisões, antecipa as possíveis conduções do texto etc. Desse modo, emergindo como ponto de partida para suscitar as reflexões desta Tese, os estudos do espaço foram aplicados a uma série de livros de escritores indígenas com destaque para Daniel Munduruku, Lia Minápoty, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Márcia Kambeba, Edson Krenak, Tiago Hakiy, Cristino Wapichana, Roni Wasiry Guará, Geni Núñez, Luiz Carlos Karai, Shirley Djukurnã Krenak, Renê Kithãulu, dentre outros. Por fim, foi entendido que as produções literárias selecionadas se destinam, em um primeiro momento, ao público infantil e colocam em evidência a construção de espaços responsáveis por suscitar conexões entre os povos originários e a natureza, o sagrado, as identidades, as relações étnicas e familiares, os silenciamentos e assim por diante.
Abstract: In contemporaneity, the works of indigenous authorship for kids - but not necessarily limited to this audience - comprise diverse literary experiences, whose social issues, cultural dynamics and cosmogonic perspectives fracture the western cartesian world. Furthermore, it allows the formation of decolonial readers in favor of alterities in human relationships and should be encouraged by the school, respecting the Law 11.645/2008. Among the aspects that characterize these works, the spatial element is always needed to the narrative construction because, as responsible for characterizing the characters; it provides reflections on the contexts in which they find themselves, receives the feelings experienced, influences the decisions making, anticipates the possible directions of the text, and others. Thus, emerging as a starting point to raise the reflections of this Thesis, space studies were applied to a series of books by indigenous writers with emphasis on Daniel Munduruku, Lia Minápoty, Olívio Jekupé, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Yaguarê Yamã, Auritha Tabajara, Márcia Kambeba, Edson Krenak, Tiago Hakiy, Cristino Wapichana, Roni Wasiry Guará, Geni Núñez, Luiz Carlos Karai, Shirley Djukurnã Krenak, Renê Kithãulu, among others. Lastly, was understood that the selected literary productions are intended, at first, to the children's audience and put in evidence the construction of spaces responsible for creating connections between indigenous peoples and nature, the sacred, identities, ethnic and family relationships, silencing and so on.
Notes: Não consta dentre as opções do item "agências de fomento", mas fui bolsista do "edital PIQ N°: 03/2018" do Instituto Federal Goiano.
Keywords: Literatura infantil
Literaturas indígenas
Espaço narrativo
Children's literature
Indigenous literatures
Narrative space
Literatura infantil
Literaturas indígenas
Espacio narrativo
Literatura
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Subject: Temas. Estudos literários
Literatura
Literatura indígena
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: STACCIARINI, Letícia Santana. Estudo do espaço narrativo em obras de autores indígenas brasileiros para o público infantil. 2022. 232 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5305.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.5305
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35103
Date of defense: 24-Feb-2022
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

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