Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35083
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Formação do professor de educação infantil: mediação das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) na perspectiva da educomunicação
Alternate title (s): Early childhood education teacher training: mediation of digital information and communication technologies (DICT) from the perspective of educommunication
Author: Junqueira, Cinthia Faria
First Advisor: Malusá, Silvana
First coorientator: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
First member of the Committee: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Second member of the Committee: Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira
Summary: Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a relação entre o professor de educação infantil em um ambiente permeado pelas TDIC’s e como seria possível trabalhar as TDIC’s sob a perspectiva da educomunicação. Diante de tal contexto, pretendemos contribuir para a formação de professores que buscam a implementação de práticas educomunicativas em suas aulas, em especial, os docentes da educação infantil, com alunos entre a faixa etária de quatro a seis anos. Apresentamos a relevância da identificação do professor da educação infantil frente a sua ação comunicacional em um ambiente mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s), e como é possível trabalhar com as TDIC’s na educação infantil sob a perspectiva da educomunicação. Assim, dentre estes aspectos, temos o estudo e a análise do papel do professor da educação infantil em um ambiente mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, a importância do uso das TDIC’s como meios facilitadores do processo comunicacional no ato pedagógico do professor da educação infantil, além de analisar e apresentar a importância da educomunicação enquanto prática pedagógica na educação infantil. Dessa forma, como produto da presente pesquisa, foi desenvolvido um tutorial que será distribuído eletronicamente intitulado: Tutorial de Educomunicação na Educação Infantil. Sua intenção é ser um instrumento para auxiliar o professor a criar seu ecossistema educomunicativo, apresentando formas de utilizar a educomunicação na educação infantil; propor meios e atividades a serem aplicadas; indicar conteúdos e dicas através de hiperlinks. A pesquisa segue a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e viés bibliográfico. Tendo embasamento teórico em autores que abordam temáticas como educomunicação e tecnologias digitais aplicadas no âmbito educacional; como José Manuel Moran, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Marilda Aparecida Behrens, Marcos Tarciso Masetto, Vani Moreira Kenski, entre outros.
Abstract: This work aims to know and analyze the relationship between the early childhood education teacher in an environment permeated by DICT and how it would be possible to work with DICT from the perspective of educommunication. In such a context, we intend to contribute to the formation of teachers who seek to implement educommunicative practices in their classes, especially early childhood education teachers, with students between the age group of four to six years. We present the relevance of the identification of the early childhood education teacher in face of his communicational action in an environment mediated by digital information and communication technologies (DICT), and how it is possible to work with the DICT in early childhood education from the perspective of educommunication. Therefore, among these aspects, we have the study and analysis of the role of the early childhood education teacher in an environment mediated by digital information and communication technologies, the importance of using DICT as means of facilitating the communication process in the pedagogical act from the teacher in early childhood education, in addition to analyzing and presenting the importance of educommunication as a pedagogical practice in early childhood education. Thus, as a product of the present research, a tutorial was developed that will be distributed electronically, under the title: Tutorial on Educommunication in Early Childhood Education. Its intention is to be an instrument to help the teacher to create his or her own educommunicative ecosystem, presenting ways to use educommunication in early childhood education; proposing means and activities to be applied; indicating contents and tips through hyperlinks. The research follows a qualitative approach, with a descriptive objective and bibliographical bias. It has theoretical basis in authors who approach themes such as educommunication and digital technologies applied in the educational scope; such as José Manuel Moran, Ismar de Oliveira Soares, Maria Aparecida Baccega, Marilda Aparecida Behrens, Marcos Tarciso Masetto, Vani Moreira Kenski, among others.
Keywords: Educação infantil
Early childhood
Professores
Teachers
TDIC’s
DICT
Educomunicação
Educommunication
Ecossistema Educomunicativo
Educommunication Ecosystem
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Educação inclusiva
Educação infantil
Formação de professores. Educação infantil em movimento
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: JUNQUEIRA, Cinthia Faria. Formação do professor de educação infantil: mediação das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) na perspectiva da educomunicação. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.250.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.250
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35083
Date of defense: 13-May-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessorEducação.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Tutorial de Educomunicação na Educação Infantil.pdf2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons