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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35078
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3431-9752 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Reflexões sobre a prática docente em espaços não formais e apresentação de um guia para o planejamento de visitas a museus de Ciências |
Título (s) alternativo (s): | Reflections on teaching practice in non-formal spaces and presentation of a guide for planning visits to science museums |
Autor: | Segatto, Flávia Zago |
Primer orientador: | Oliveira, Renata Carmo de |
Primer miembro de la banca: | Ferreira, Fernanda Helena Nogueira |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Silvia Martins dos |
Tercer miembro de la banca: | Barbosa, Daniela Beraldo |
Resumen: | A utilização de espaços não formais, como Museus de Ciências, é uma possibilidade metodológica que pode favorecer a aprendizagem significativa e conferir novo sentido ao Ensino de Ciências. O presente estudo apresenta, em três capítulos, a relação dos espaços formal e não formal, bem como a interconexão desses espaços com o ensino de Ciências, com objetivo de ampliar as reflexões acerca do processo de planejamento e execução de atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelo professor em espaços não formais, em especial, em Museus de Ciências. O primeiro capítulo traz o aporte teórico literário acerca dos conceitos dos ambientes educativos e a correlação desses com a Educação formal, não formal e informal, discorre sobre a importância dos museus e traz reflexões sobre o planejamento e desenvolvimento de atividades educativas em museus como complemento e ampliação do processo formal de ensino. O segundo capítulo se trata de um relato de experiência quanto ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em espaços não formais e tem como objetivo apresentar as percepções, reflexões e avaliações do planejamento e execução de duas visitas que aconteceram em momentos distintos. Diante da importância da escolha do professor pela visita a um Museu de Ciências e do planejamento de tal atividade, a presente pesquisa, descrita no capítulo três, teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar um produto educacional, um Guia para o planejamento de visitas a Museus de Ciências, que visa auxiliar o professor no momento de escolher um espaço, assim como no planejamento e execução de suas atividades educativas presenciais ou virtuais. O produto foi apresentado a 15 professores de Ciências da rede pública e privada, a fim de que estes pudessem avaliá-lo e aplicá-lo com seus respectivos estudantes. Os resultados apontam que todos os professores participantes da pesquisa consideram importante para o ensino e aprendizagem de Ciências realizar atividades em espaços não formais de ensino. Desses, sete afirmaram que nunca levaram seus estudantes ou não têm o hábito de realizar visitas a espaços não formais, por dificuldades envolvidas no processo de organização e logística e recursos financeiros. As visitas virtuais são possibilidades, diante dessas dificuldades encontradas para realização das visitas presenciais. Cerca de 70% dos docentes envolvidos no estudo nunca realizaram uma visita virtual com seus estudantes, seja por desconhecimento ou por barreiras instrumentais e tecnológicas que podem inviabilizar uma visita virtual, visto que nem sempre os recursos digitais estarão em boas condições ou são inexistentes. Apesar dessas barreiras, todos os professores afirmaram que o produto educacional da pesquisa, o Guia, auxilia na busca de informações e escolha do Museu, e que o instrumental atende às expectativas para preparar e organizar uma visita presencial ou virtual em um Museu de Ciências. |
Abstract: | The use of non-formal spaces, such as Science Museums, is a methodological possibility that can favor meaningful learning and give new significance to Science Teaching. This study presents, in three chapters, the correlation between formal and non-formal spaces, as well as the interconnection of these spaces with science teaching, aiming to increase the reflections about the planning process and execution of didactic and pedagogical activities developed by the teacher in non-formal spaces, especially in Science Museums. The first chapter presents the theoretical literary contribution concerning the concepts of educational environments and their correlation with formal, non-formal and informal education, discusses the importance of museums and reflects on the planning and development of educational activities in museums as a complement and extension of the formal teaching process. The second chapter is an experience report on the development of didactic-pedagogical activities in non-formal spaces and aims to present the perceptions, reflections and assessments of the planning and execution of two visits that occurred at different times. In view of the importance of the teacher's choice to visit a Science Museum and the planning of such activity, the present research, described in chapter three, aimed to elaborate, apply and evaluate an educational product, a Guide for planning visits to Science Museums, which aims to assist the teacher when choosing a space, as well as in the planning and execution of his or her face-to-face or virtual educational activities. The product was presented to 15 state and private science teachers, so that they could evaluate and apply it with their respective students. The results point out that all of the teachers participating in the research consider it important for science teaching and learning to carry out activities in non-formal teaching spaces. Of these, seven said that they never took your students or do not have the habit of visiting non-formal spaces, due to difficulties involved in the process of organization and logistics and financial resources. Virtual visits are a viable option, given the difficulties encountered in making the visits in person. About 70% of the teachers involved in the study have never carried out a virtual visit with their students, either because of unfamiliarity or because of instrumental and technological barriers that may make a virtual visit inviable, since digital resources are not always in good working order or are non-existent. Despite these barriers, all teachers said that the educational product of the research, the Guide, assists in the search for information and the choice of the Museum, and that the instrumental can fulfill the expectations to prepare and organize a face-to-face or virtual visit in a Science Museum. |
Palabras clave: | Ensino de ciências Science teaching Espaços não formais Non-formal spaces Museus de ciências Science museums Educação inclusiva Inclusive education Planejamento do professor Teacher planning Guia de visitas a museus de ciências Guide for science museum visits Visita virtual Virtual visit |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Tema: | Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Museus e escolas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | SEGATTO, Flávia Zago. Reflexões sobre a prática docente em espaços não formais e apresentação de um guia para o planejamento de visitas a museus de ciências. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.685. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.685 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35078 |
Fecha de defensa: | 10-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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ReflexõesPráticaDocente.pdf | Dissertação Mestrado | 2.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
GuiaPlanejamentoVisitasMuseus.pdf | Produto Educacional | 79.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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