Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34994
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O processo de (re)escrita nas aulas de língua portuguesa |
Título (s) alternativo (s): | The process of (re)writing in Portuguese language classes |
Autor: | Brito, Rosiely Caroline Gonçalves |
Primer orientador: | Mesquita, Elisete Maria de Carvalho |
Primer miembro de la banca: | Miranda, Flávia |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Frederico |
Resumen: | Objetivamos, neste estudo, identificar os principais problemas cometidos por estudantes no processo de escrita, para, em seguida, propor estratégias de reescrita textual que possam, efetivamente, contribuir para a melhora da capacidade escritora dos estudantes. Selecionamos, do nosso corpus, e analisamos alguns textos pertencentes ao gênero relato e ao tipo textual dissertativo-argumentativo, produzidos por estudantes matriculados no Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Uberlândia-MG e buscamos apoio teórico-metodológico em Serafini (2004), Possenti (2005) e Ruiz (2013). Os resultados apontam que o estudante e os demais outros apresentaram menos dificuldades em produzir o gênero relato do que o tipo textual dissertativo argumentativo. Além disso, percebemos que eles realizam a reescrita, focando, principalmente, na correção dos elementos coesivos e ortográficos, enquanto os aspectos de ordem discursivo-argumentativa ainda são corrigidos de modo superficial. |
Abstract: | We aim, in this study, to identify the main problems committed by students in the writing process, to then propose textual rewriting strategies that can effectively contribute to the improvement of students' writing ability. We selected, from our corpus, and analyzed some texts belonging to the narrative genre and to the argumentative-essay textual type, produced by students enrolled in high school in a private school in the city of Uberlândia-MG and we sought theoretical-methodological support in Serafini (2004) , Possenti (2005) and Ruiz (2013). The results show that the student and the others had less difficulties in producing the narrative genre than the argumentative essay type. In addition, we noticed that they carry out the rewriting, focusing mainly on the correction of cohesive and orthographic elements, while the discursive-argumentative aspects are still superficially corrected. |
Palabras clave: | Escrita Correção textual Texto Ensino |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BRITO, Rosiely Caroline Gonçalves. O processo de (re)escrita nas aulas de língua portuguesa. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34994 |
Fecha de defensa: | 4-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OProcessoDe.pdf | TCC | 757.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.