Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34994
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBrito, Rosiely Caroline Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-05-05T16:41:01Z-
dc.date.available2022-05-05T16:41:01Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationBRITO, Rosiely Caroline Gonçalves. O processo de (re)escrita nas aulas de língua portuguesa. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34994-
dc.description.abstractWe aim, in this study, to identify the main problems committed by students in the writing process, to then propose textual rewriting strategies that can effectively contribute to the improvement of students' writing ability. We selected, from our corpus, and analyzed some texts belonging to the narrative genre and to the argumentative-essay textual type, produced by students enrolled in high school in a private school in the city of Uberlândia-MG and we sought theoretical-methodological support in Serafini (2004) , Possenti (2005) and Ruiz (2013). The results show that the student and the others had less difficulties in producing the narrative genre than the argumentative essay type. In addition, we noticed that they carry out the rewriting, focusing mainly on the correction of cohesive and orthographic elements, while the discursive-argumentative aspects are still superficially corrected.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCorreção textualpt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO processo de (re)escrita nas aulas de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe process of (re)writing in Portuguese language classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267543060230536pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Flávia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472551664103613pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9570959070600719pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3569842629351151pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos, neste estudo, identificar os principais problemas cometidos por estudantes no processo de escrita, para, em seguida, propor estratégias de reescrita textual que possam, efetivamente, contribuir para a melhora da capacidade escritora dos estudantes. Selecionamos, do nosso corpus, e analisamos alguns textos pertencentes ao gênero relato e ao tipo textual dissertativo-argumentativo, produzidos por estudantes matriculados no Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Uberlândia-MG e buscamos apoio teórico-metodológico em Serafini (2004), Possenti (2005) e Ruiz (2013). Os resultados apontam que o estudante e os demais outros apresentaram menos dificuldades em produzir o gênero relato do que o tipo textual dissertativo argumentativo. Além disso, percebemos que eles realizam a reescrita, focando, principalmente, na correção dos elementos coesivos e ortográficos, enquanto os aspectos de ordem discursivo-argumentativa ainda são corrigidos de modo superficial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetraspt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OProcessoDe.pdfTCC757.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.