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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34912
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3081-469X |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O desenho da rua e a mobilidade segura para os pedestres |
Título(s) alternativo(s): | Street design and safe mobility for pedestrians |
Autor(es): | Carvalho, Flávia Fernandes |
Primeiro orientador: | Garrefa, Fernando |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Eloisa Ramos Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Vital, Giovanna Teixeira Damis |
Resumo: | O presente trabalho está inserido no tema da mobilidade urbana, voltado para a relação entre o desenho da rua e a segurança viária dos pedestres. Ainda hoje é clara a predominância do desenho urbano voltado para o tráfego de veículos automotores, marcado pela execução de ruas largas sem relação com a escala humana, pela ausência de espaço adequado para outros modais de deslocamento, por bairros monofuncionais e pelo espraiamento da cidade. Esta pesquisa se propôs a verificar quais elementos do desenho da rua oferecem maior segurança para os pedestres na travessia de interseções não semaforizadas. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa teórica sobre o conceito de ruas seguras, verificando os pontos do desenho das cidades seguras que contribuem para a segurança nos deslocamentos; sobre segurança viária, abordando conceitos de visão zero e sistemas seguros; sobre conflitos de tráfego; e, ainda, sobre os elementos da rua. Em seguida, foi feito um estudo de caso de oito interseções não semaforizadas por hierarquia viária definidas na legislação municipal da cidade de Uberlândia, registrando a prioridade do pedestre na travessia da rua e os conflitos de tráfego, utilizando a técnica sueca. O resultado verificado neste estudo foi que a rotatória e a travessia elevada são os elementos do desenho da rua que oferecem maior segurança para os pedestres. É necessário, portanto, rever os indicadores de desempenho das ruas para que se alcance qualidade do espaço público, segurança para o pedestre e o atendimento de funções diversificadas, para, assim, propor um novo desenho para as ruas. |
Abstract: | This work is inserted in the theme of urban mobility, in the relationship between street design and pedestrian road safety. Even today, the predominance of urban design aimed at motor vehicle traffic is clear, marked by the execution of wide streets unrelated to the human scale, by the lack of adequate space for other modes of transportation, by monofunctional neighborhoods and by the sprawl of the city. The research aimed to verify which elements of the street design offer greater safety for pedestrians when crossing non-signposted intersections. Theoretical research was carried out for the concept of safe street design, addressing points in the design of safe cities that contribute to safety in displacements, on road safety addressing concepts of zero vision and safe systems, traffic conflicts and finalizing the theoretical research on the elements of the street. The second part of the research was to carry out a case study of eight intersections not signalized by road hierarchy, defined in the municipal legislation of the city of Uberlândia, recording the pedestrian priority when crossing the street and traffic conflicts, using the Swedish technique. The result verified in the case study was that the roundabout and the elevated crossing are the elements of the street design that offered greater safety for pedestrians. It is necessary to review the street performance indicators for indicators of quality of public space, safety, serving different functions and thus proposing a new design for the streets. |
Palavras-chave: | Ruas seguras Safe streets Segurança viária Road safety Ruas completas Complete streets Urbanismo tático Tactical urbanism |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Assunto: | Arquitetura Urbanismo e arquitetura da cidade Zoneamento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Referência: | CARVALHO, Flávia Fernandes. O desenho da rua e a mobilidade segura para os pedestres. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.2. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.2 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34912 |
Data de defesa: | 18-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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