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dc.creatorCarvalho, Flávia Fernandes-
dc.date.accessioned2022-04-25T18:05:15Z-
dc.date.available2022-04-25T18:05:15Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Flávia Fernandes. O desenho da rua e a mobilidade segura para os pedestres. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.2.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34912-
dc.description.abstractThis work is inserted in the theme of urban mobility, in the relationship between street design and pedestrian road safety. Even today, the predominance of urban design aimed at motor vehicle traffic is clear, marked by the execution of wide streets unrelated to the human scale, by the lack of adequate space for other modes of transportation, by monofunctional neighborhoods and by the sprawl of the city. The research aimed to verify which elements of the street design offer greater safety for pedestrians when crossing non-signposted intersections. Theoretical research was carried out for the concept of safe street design, addressing points in the design of safe cities that contribute to safety in displacements, on road safety addressing concepts of zero vision and safe systems, traffic conflicts and finalizing the theoretical research on the elements of the street. The second part of the research was to carry out a case study of eight intersections not signalized by road hierarchy, defined in the municipal legislation of the city of Uberlândia, recording the pedestrian priority when crossing the street and traffic conflicts, using the Swedish technique. The result verified in the case study was that the roundabout and the elevated crossing are the elements of the street design that offered greater safety for pedestrians. It is necessary to review the street performance indicators for indicators of quality of public space, safety, serving different functions and thus proposing a new design for the streets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRuas seguraspt_BR
dc.subjectSafe streetspt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectRoad safetypt_BR
dc.subjectRuas completaspt_BR
dc.subjectComplete streetspt_BR
dc.subjectUrbanismo táticopt_BR
dc.subjectTactical urbanismpt_BR
dc.titleO desenho da rua e a mobilidade segura para os pedestrespt_BR
dc.title.alternativeStreet design and safe mobility for pedestrianspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Garrefa, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120994568245761pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eloisa Ramos Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055961089070391pt_BR
dc.contributor.referee2Vital, Giovanna Teixeira Damis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184255104943212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4967236233119026pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido no tema da mobilidade urbana, voltado para a relação entre o desenho da rua e a segurança viária dos pedestres. Ainda hoje é clara a predominância do desenho urbano voltado para o tráfego de veículos automotores, marcado pela execução de ruas largas sem relação com a escala humana, pela ausência de espaço adequado para outros modais de deslocamento, por bairros monofuncionais e pelo espraiamento da cidade. Esta pesquisa se propôs a verificar quais elementos do desenho da rua oferecem maior segurança para os pedestres na travessia de interseções não semaforizadas. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa teórica sobre o conceito de ruas seguras, verificando os pontos do desenho das cidades seguras que contribuem para a segurança nos deslocamentos; sobre segurança viária, abordando conceitos de visão zero e sistemas seguros; sobre conflitos de tráfego; e, ainda, sobre os elementos da rua. Em seguida, foi feito um estudo de caso de oito interseções não semaforizadas por hierarquia viária definidas na legislação municipal da cidade de Uberlândia, registrando a prioridade do pedestre na travessia da rua e os conflitos de tráfego, utilizando a técnica sueca. O resultado verificado neste estudo foi que a rotatória e a travessia elevada são os elementos do desenho da rua que oferecem maior segurança para os pedestres. É necessário, portanto, rever os indicadores de desempenho das ruas para que se alcance qualidade do espaço público, segurança para o pedestre e o atendimento de funções diversificadas, para, assim, propor um novo desenho para as ruas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration158pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.2pt_BR
dc.orcid.putcode112048812-
dc.crossref.doibatchid2bb86f18-5c59-4ae8-913a-3cf8e0b8f128-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.autorizadoUrbanismo e arquitetura da cidadept_BR
dc.subject.autorizadoZoneamentopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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