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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1556-6678 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia : perspectivas de gestores, professores e alunos |
| Autor(es): | Oliveira, Daniel Paiva de |
| Primeiro orientador: | Tavares, Giselle Helena |
| Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Gabriela Machado |
| Segundo membro da banca: | Nunes, Sérgio Inácio |
| Resumo: | Segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 23% da população adulta e 81% dos adolescentes do planeta não atingem o nível recomendado de atividade física e com a busca pelo aumento destes níveis de atividade física, observa-se um desenvolvimento expressivo de atividades ao ar livre, como a corrida. Com esse aumento de praticantes e do número de assessorias torna-se necessário compreender como é realizada a gestão destes espaços, e quais são as estratégias utilizadas pelos professores para manter seus alunos satisfeitos e motivados. O presente estudo teve como objetivo geral identificar (a) as características da gestão de assessorias de corrida de rua de Uberlândia-MG, bem como, (b) estratégias de negociação e dificuldades encontradas por gestores, (c) força das barreiras percebidas por alunos para se manterem correndo, (d) avaliação da opinião de professores e alunos. O estudo é de natureza mista, englobando então aspectos qualitativos e quantitativos. A população do estudo foi composta por 4 gestores, 6 professores e 71 alunos de assessorias de corrida de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com gestores das assessorias, e questionário por meio da plataforma Google Forms com professores e alunos das assessorias, identificando aspectos como perfil sociodemográfico, características da gestão e das turmas, dificuldades enfrentadas, formação e atuação no caso de gestores e professores. Foi identificado a totalidade de gestores e professores do gênero masculino, além da formação em Educação Física. Outro achado foi a relação do planejamento voltado às estratégias de negociação para que o aluno se mantenha na prática da corrida. Concluiu-se que existe a grande sobrecarga na função do gestor, tendo que acumular diversas funções além de seu cargo,e o potencial da assessoria em reduzir as barreiras para a prática da corrida. |
| Palavras-chave: | Gestão Exercício Físico Corrida Dificuldades |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA,Gabriel Paiva de. Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia: perspectivas de gestores, professores e alunos. 2022 . 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862 |
| Data de defesa: | 31-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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