Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1556-6678
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia : perspectivas de gestores, professores e alunos
Autor: Oliveira, Daniel Paiva de
Primer orientador: Tavares, Giselle Helena
Primer miembro de la banca: Ribeiro, Gabriela Machado
Segundo miembro de la banca: Nunes, Sérgio Inácio
Resumen: Segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 23% da população adulta e 81% dos adolescentes do planeta não atingem o nível recomendado de atividade física e com a busca pelo aumento destes níveis de atividade física, observa-se um desenvolvimento expressivo de atividades ao ar livre, como a corrida. Com esse aumento de praticantes e do número de assessorias torna-se necessário compreender como é realizada a gestão destes espaços, e quais são as estratégias utilizadas pelos professores para manter seus alunos satisfeitos e motivados. O presente estudo teve como objetivo geral identificar (a) as características da gestão de assessorias de corrida de rua de Uberlândia-MG, bem como, (b) estratégias de negociação e dificuldades encontradas por gestores, (c) força das barreiras percebidas por alunos para se manterem correndo, (d) avaliação da opinião de professores e alunos. O estudo é de natureza mista, englobando então aspectos qualitativos e quantitativos. A população do estudo foi composta por 4 gestores, 6 professores e 71 alunos de assessorias de corrida de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com gestores das assessorias, e questionário por meio da plataforma Google Forms com professores e alunos das assessorias, identificando aspectos como perfil sociodemográfico, características da gestão e das turmas, dificuldades enfrentadas, formação e atuação no caso de gestores e professores. Foi identificado a totalidade de gestores e professores do gênero masculino, além da formação em Educação Física. Outro achado foi a relação do planejamento voltado às estratégias de negociação para que o aluno se mantenha na prática da corrida. Concluiu-se que existe a grande sobrecarga na função do gestor, tendo que acumular diversas funções além de seu cargo,e o potencial da assessoria em reduzir as barreiras para a prática da corrida.
Palabras clave: Gestão
Exercício Físico
Corrida
Dificuldades
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA,Gabriel Paiva de. Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia: perspectivas de gestores, professores e alunos. 2022 . 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862
Fecha de defensa: 31-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GestãoDeAssessorias.pdfTCC3.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons