Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Daniel Paiva de-
dc.date.accessioned2022-04-19T19:20:45Z-
dc.date.available2022-04-19T19:20:45Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA,Gabriel Paiva de. Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia: perspectivas de gestores, professores e alunos. 2022 . 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectExercício Físicopt_BR
dc.subjectCorridapt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleGestão de assessorias de corrida de Uberlândia : perspectivas de gestores, professores e alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402979249353952pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201708502029849pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSegundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 23% da população adulta e 81% dos adolescentes do planeta não atingem o nível recomendado de atividade física e com a busca pelo aumento destes níveis de atividade física, observa-se um desenvolvimento expressivo de atividades ao ar livre, como a corrida. Com esse aumento de praticantes e do número de assessorias torna-se necessário compreender como é realizada a gestão destes espaços, e quais são as estratégias utilizadas pelos professores para manter seus alunos satisfeitos e motivados. O presente estudo teve como objetivo geral identificar (a) as características da gestão de assessorias de corrida de rua de Uberlândia-MG, bem como, (b) estratégias de negociação e dificuldades encontradas por gestores, (c) força das barreiras percebidas por alunos para se manterem correndo, (d) avaliação da opinião de professores e alunos. O estudo é de natureza mista, englobando então aspectos qualitativos e quantitativos. A população do estudo foi composta por 4 gestores, 6 professores e 71 alunos de assessorias de corrida de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com gestores das assessorias, e questionário por meio da plataforma Google Forms com professores e alunos das assessorias, identificando aspectos como perfil sociodemográfico, características da gestão e das turmas, dificuldades enfrentadas, formação e atuação no caso de gestores e professores. Foi identificado a totalidade de gestores e professores do gênero masculino, além da formação em Educação Física. Outro achado foi a relação do planejamento voltado às estratégias de negociação para que o aluno se mantenha na prática da corrida. Concluiu-se que existe a grande sobrecarga na função do gestor, tendo que acumular diversas funções além de seu cargo,e o potencial da assessoria em reduzir as barreiras para a prática da corrida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode111687323-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoDeAssessorias.pdfTCC3.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons