Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Daniel Paiva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T19:20:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T19:20:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA,Gabriel Paiva de. Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia: perspectivas de gestores, professores e alunos. 2022 . 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34862 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Exercício Físico | pt_BR |
dc.subject | Corrida | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.title | Gestão de assessorias de corrida de Uberlândia : perspectivas de gestores, professores e alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Giselle Helena | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402979249353952 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Gabriela Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1122795180034348 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Sérgio Inácio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9562169347266284 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9201708502029849 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Segundo dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 23% da população adulta e 81% dos adolescentes do planeta não atingem o nível recomendado de atividade física e com a busca pelo aumento destes níveis de atividade física, observa-se um desenvolvimento expressivo de atividades ao ar livre, como a corrida. Com esse aumento de praticantes e do número de assessorias torna-se necessário compreender como é realizada a gestão destes espaços, e quais são as estratégias utilizadas pelos professores para manter seus alunos satisfeitos e motivados. O presente estudo teve como objetivo geral identificar (a) as características da gestão de assessorias de corrida de rua de Uberlândia-MG, bem como, (b) estratégias de negociação e dificuldades encontradas por gestores, (c) força das barreiras percebidas por alunos para se manterem correndo, (d) avaliação da opinião de professores e alunos. O estudo é de natureza mista, englobando então aspectos qualitativos e quantitativos. A população do estudo foi composta por 4 gestores, 6 professores e 71 alunos de assessorias de corrida de Uberlândia-MG. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com gestores das assessorias, e questionário por meio da plataforma Google Forms com professores e alunos das assessorias, identificando aspectos como perfil sociodemográfico, características da gestão e das turmas, dificuldades enfrentadas, formação e atuação no caso de gestores e professores. Foi identificado a totalidade de gestores e professores do gênero masculino, além da formação em Educação Física. Outro achado foi a relação do planejamento voltado às estratégias de negociação para que o aluno se mantenha na prática da corrida. Concluiu-se que existe a grande sobrecarga na função do gestor, tendo que acumular diversas funções além de seu cargo,e o potencial da assessoria em reduzir as barreiras para a prática da corrida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 111687323 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GestãoDeAssessorias.pdf | TCC | 3.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License