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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34762
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4545-7808 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Experimental analysis of the flow around an airfoil under ground and downforce effects |
Título (s) alternativo (s): | Análise experimental do escoamento ao redor de um aerofólio sob efeito solo e efeito de downforce |
Autor: | Franzini, Pedro Henrique Bernardi |
Primer orientador: | Almeida, Odenir de |
Primer miembro de la banca: | Venson, Giuliano Gardolinski |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Daniel Dall'Onder dos |
Resumen: | Todos os postulados em aerodinâmica aplicada no que concerne ao estudo do escoamento em aerofólios têm como finalidade primordial descobrir as relações de força de sustentação e arrasto. O presente trabalho tem como finalidade primacial o estudo da relação entre a força de sustentação negativa (conhecida como downforce) de um aerofólio arqueado para propósitos de carros de corrida; com a distância deste em relação ao solo, caracterizando o efeito solo. Também é avaliado a força de arrasto aerodinâmico nessas mesmas condições. Outrossim, é avaliado nas mesmas condições o comportamento aerodinâmico da asa com a presença e a ausência de placas instaladas na ponta dela, conhecidas como endplates, que teoricamente reduziriam os vórtices de ponta de asa do aerofólio. Utiliza-se para este fim um túnel de vento de pequeno porte, uma balança aerodinâmica, um tubo de Pitot, e uma montagem física da asa acoplada ao sistema de medição; sendo, portanto, um trabalho majoritariamente experimental. |
Abstract: | All postulates in applied aerodynamics regarding the study of flow in airfoils have the primary purpose of discovering the relations of lift and drag forces. The main purpose of the present work is to study the relationship between the negative lift force (known as downforce) of an arched airfoil for racing car purposes; with its distance from the ground, characterizing the ground effect. The aerodynamic drag force under these same conditions is also evaluated. Furthermore, the aerodynamic behavior of the wing is evaluated under the same conditions with the presence and absence of plates installed at the tip of the wing, known as endplates, which would theoretically reduce the wingtip vortices of the airfoil. For this purpose, a small wind tunnel, an aerodynamic scale, a Pitot tube, and a physical assembly of the wing coupled to the measurement system are used; being, therefore, a mostly experimental work. |
Palabras clave: | Downforce Ground effect Endplate Airfoil Cars aerodynamics Efeito solo Aerodinâmica de vaículos Aerofólio |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FRANZINI, Pedro Henrique Bernardi. Experimental analysis of the flow around an airfoil under ground and downforce effects. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34762 |
Fecha de defensa: | 6-abr-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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