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dc.creatorFranzini, Pedro Henrique Bernardi-
dc.date.accessioned2022-04-18T14:22:42Z-
dc.date.available2022-04-18T14:22:42Z-
dc.date.issued2022-04-06-
dc.identifier.citationFRANZINI, Pedro Henrique Bernardi. Experimental analysis of the flow around an airfoil under ground and downforce effects. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34762-
dc.description.abstractAll postulates in applied aerodynamics regarding the study of flow in airfoils have the primary purpose of discovering the relations of lift and drag forces. The main purpose of the present work is to study the relationship between the negative lift force (known as downforce) of an arched airfoil for racing car purposes; with its distance from the ground, characterizing the ground effect. The aerodynamic drag force under these same conditions is also evaluated. Furthermore, the aerodynamic behavior of the wing is evaluated under the same conditions with the presence and absence of plates installed at the tip of the wing, known as endplates, which would theoretically reduce the wingtip vortices of the airfoil. For this purpose, a small wind tunnel, an aerodynamic scale, a Pitot tube, and a physical assembly of the wing coupled to the measurement system are used; being, therefore, a mostly experimental work.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDownforcept_BR
dc.subjectGround effectpt_BR
dc.subjectEndplatept_BR
dc.subjectAirfoilpt_BR
dc.subjectCars aerodynamicspt_BR
dc.subjectEfeito solopt_BR
dc.subjectAerodinâmica de vaículospt_BR
dc.subjectAerofóliopt_BR
dc.titleExperimental analysis of the flow around an airfoil under ground and downforce effectspt_BR
dc.title.alternativeAnálise experimental do escoamento ao redor de um aerofólio sob efeito solo e efeito de downforcept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTodos os postulados em aerodinâmica aplicada no que concerne ao estudo do escoamento em aerofólios têm como finalidade primordial descobrir as relações de força de sustentação e arrasto. O presente trabalho tem como finalidade primacial o estudo da relação entre a força de sustentação negativa (conhecida como downforce) de um aerofólio arqueado para propósitos de carros de corrida; com a distância deste em relação ao solo, caracterizando o efeito solo. Também é avaliado a força de arrasto aerodinâmico nessas mesmas condições. Outrossim, é avaliado nas mesmas condições o comportamento aerodinâmico da asa com a presença e a ausência de placas instaladas na ponta dela, conhecidas como endplates, que teoricamente reduziriam os vórtices de ponta de asa do aerofólio. Utiliza-se para este fim um túnel de vento de pequeno porte, uma balança aerodinâmica, um tubo de Pitot, e uma montagem física da asa acoplada ao sistema de medição; sendo, portanto, um trabalho majoritariamente experimental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
dc.orcid.putcode111605783-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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