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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19
Autor(es): Santos, Amanda Caixeta dos
Primeiro orientador: Silva, Cirlei Evangelista
Primeiro membro da banca: Vieira, Nágilla Regina Saraiva
Segundo membro da banca: Assis, Fernanda Bernardes de
Resumo: Sabe-se que as crianças para se desenvolverem na Educação Infantil precisam aprender por meio dos vínculos que estabelecem e na interação com as pessoas. Assim, escola e família precisam atuar em parceria visando favorecerem o desenvolvimento integral destas. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e o ensino remoto, as famílias foram ainda mais demandadas em sua participação junto ao processo de aprendizagem de seus filhos. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a identificar a percepção das famílias de crianças da educação infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem destas. Utilizando-se da abordagem qualitativa e da Abordagem Histórico Cultural, foram realizadas três entrevistas com famílias de crianças da educação infantil da cidade de Uberlândia/MG. Os resultados apontaram que as famílias foram impactadas de maneiras diferentes pelo ensino remoto mas, de forma geral, elas não perceberam dificuldades das crianças em realizarem as atividades propostas. Afirmaram que os possíveis prejuízos que tiveram se referiram à socialização por não poderem interagir com outras crianças e estarem no contexto escolar. Observa-se que houve comprometimento das famílias em auxiliar as crianças em suas atividades, buscando novos conhecimentos e formas de ensinar, bem como compromisso da escola em colaborar com as famílias em suas dificuldades. Dessa forma, acredita-se que o ensino remoto modificou o processo de aprendizagem das crianças, mas com a parceria família-escola foi possível que elas vivenciassem esse período sem comprometer significativamente seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave: Famílias
Educação infantil
Ensino remoto
Pandemia
Families
Preschool education
Remote teaching
Pandemic
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692
Data de defesa: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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