Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Amanda Caixeta dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T13:18:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T13:18:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692 | - |
dc.description.sponsorship | CAPS - Centro de Atenção Psicosocial | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CBP&D/Café - Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CENAPAD - Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coencil Construções | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CSIRO - Tropical Ecosystems Research Centre | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Derly J. G. Rodrigues | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Duratex | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Eletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Embraco - Empresa Brasileira de Compressores | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária | pt_BR |
dc.description.sponsorship | European Union Programme | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMAT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPERGS - Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FATEC - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAU - Fundação de Apoio Universitário | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Finep - Financiadora de Estudos e Projetos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FMB - Fundação Manoel de Barros | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FNS - Fundo Nacional de Saúde - Ministério da Saúde | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FPM - Faculdade Patos de Minas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação Lemann | pt_BR |
dc.description.sponsorship | GCUB - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Holcim Brasil | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFM - Instituto Fábrica do Milênio | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INEO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT-Hympar Sudeste - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT-MACC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação Científica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em Engenharia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IMMP - Instituto Multidiciplinar de Materiais Poliméricos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IQUFU - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | MCTESTP - Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | N-Biofar - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-Biofarmacêutica | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Nanobrax | pt_BR |
dc.description.sponsorship | National Science Foundation | pt_BR |
dc.description.sponsorship | NSF - National Science Foundation | pt_BR |
dc.description.sponsorship | OEA - Organização das Nações Americanas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Petrobrás - Petróleo Brasileiro S.A | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Petropasy Tecnologia em Poliuretanos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prefeitura Municipal de Ituiutaba | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Rede Fitocerrado | pt_BR |
dc.description.sponsorship | RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa | pt_BR |
dc.description.sponsorship | RQMG - Rede Mineira de Química | pt_BR |
dc.description.sponsorship | SEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | SES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UEG - Universidade Estadual de Goiás | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UF - Universidade da Flórida | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFAC - Universidade Federal do Acre | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNEC - Centro Universitário de Caratinga | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIFRAN - Universidade de Franca | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas | pt_BR |
dc.description.sponsorship | USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A | pt_BR |
dc.description.sponsorship | VALE S. A. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Families | pt_BR |
dc.subject | Preschool education | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cirlei Evangelista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=93268BC5CA2FDB1F9B9D478E6D3A2F0A.buscatextual_65 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Nágilla Regina Saraiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8191385T1&tokenCaptchar=03AGdBq25I0JwPWyfh33ZsOoNFfjovUBh7x5gzHcoB8wgsa0vUdE25HWsqHzBcZxFCxgZrm_YdMfjoPAusNALtlNBidp9zxXn0IVzBZ-XeJbvOI0q3FsZC1U2OpmauloyQ_mmKg1bVhlDY7fB4LcM_1NR2nrLIPxyLU8Z2VPZ8NUYcMq2iNn3sCkAej7IwMKwP2pyN1oIJS9HO_uFACmKkYVOXKEXFR0kAU50ROYUGFrdRjPwJo_YDUSbUjfykjVLT_yS3BZvSmvnHWvSI_De_BQMeMFG_yOflynrODhoifZayM3AT63Zyd-vexku7YzhlHNHRgsfeZLfOxwWFVgRVBy64zhY89SGn5SKTVxugr6KT59n3R0uHX-IxOBojguRWMVwojZ9CIqT9ff4tpT-m0GrHrZUSYXklG0KaeFMhHW4EXDzIvctp-Lc6XPu6Gwnp_MGNUiayub1-8rAe10Ce33hpjoOQ0SMlRw | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Assis, Fernanda Bernardes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AGdBq26vSJi_76GZdVP3gRMjHnZmb1FoIINydTS-pJlovYN6a1D7y6dbkTWKGigZySDzle9jYkDbXT0n9Rkq1ryJYjQVl0a_OUrZPhD43mjuetPlUbRJIAyrv9mAVLvavZtb2g9mbdGEuyFDt2uWirX4yTXMCa5dVKYqxpwDsRmpiZXXTraVbYl61DB7j7lMtePQCAU5D_63xcfDhGHMyMO2RPaF5lCA8NR4XN-2iCFGBanV4hsGZzCTc0IarLypE-5-B0m_hBmBrZ64hNQbd8uSCjzYFvWb3VxKVlnZRyw50VcwFBaPeeXpgrJRD24-gbrMEmAkO5kP0C0lmf-3afvtoVOlMXxJKaqnYR5O97odSU6u0CqVcC72V908G4RG0BdDlfLI6rBOJ1f1XRhcfIjGVH4_XQUmp36cp2myTU3OLEw6YdODmJzdg2X6yLdHINzfKQi8q_Lqx5v5Yaon_tpQllVgm-J2jA | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se que as crianças para se desenvolverem na Educação Infantil precisam aprender por meio dos vínculos que estabelecem e na interação com as pessoas. Assim, escola e família precisam atuar em parceria visando favorecerem o desenvolvimento integral destas. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e o ensino remoto, as famílias foram ainda mais demandadas em sua participação junto ao processo de aprendizagem de seus filhos. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a identificar a percepção das famílias de crianças da educação infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem destas. Utilizando-se da abordagem qualitativa e da Abordagem Histórico Cultural, foram realizadas três entrevistas com famílias de crianças da educação infantil da cidade de Uberlândia/MG. Os resultados apontaram que as famílias foram impactadas de maneiras diferentes pelo ensino remoto mas, de forma geral, elas não perceberam dificuldades das crianças em realizarem as atividades propostas. Afirmaram que os possíveis prejuízos que tiveram se referiram à socialização por não poderem interagir com outras crianças e estarem no contexto escolar. Observa-se que houve comprometimento das famílias em auxiliar as crianças em suas atividades, buscando novos conhecimentos e formas de ensinar, bem como compromisso da escola em colaborar com as famílias em suas dificuldades. Dessa forma, acredita-se que o ensino remoto modificou o processo de aprendizagem das crianças, mas com a parceria família-escola foi possível que elas vivenciassem esse período sem comprometer significativamente seu desenvolvimento integral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PercepçõesFamíliasCrianças.pdf | 521.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License