Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Amanda Caixeta dos-
dc.date.accessioned2022-04-12T13:18:42Z-
dc.date.available2022-04-12T13:18:42Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692-
dc.description.sponsorshipCAPS - Centro de Atenção Psicosocialpt_BR
dc.description.sponsorshipCBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineraçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCBP&D/Café - Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Cafépt_BR
dc.description.sponsorshipCEFET/GO - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipCEMIG - Companhia Energética de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCENAPAD - Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho em São Paulopt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCoencil Construçõespt_BR
dc.description.sponsorshipCSIRO - Tropical Ecosystems Research Centrept_BR
dc.description.sponsorshipDerly J. G. Rodriguespt_BR
dc.description.sponsorshipDuratexpt_BR
dc.description.sponsorshipEletrobras - Centrais Elétricas Brasileiras S.A.pt_BR
dc.description.sponsorshipEmbraco - Empresa Brasileira de Compressorespt_BR
dc.description.sponsorshipEmbrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáriapt_BR
dc.description.sponsorshipEuropean Union Programmept_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonaspt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhãopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMAT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipFAPERGS - Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulopt_BR
dc.description.sponsorshipFATEC - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.description.sponsorshipFAU - Fundação de Apoio Universitáriopt_BR
dc.description.sponsorshipFinep - Financiadora de Estudos e Projetospt_BR
dc.description.sponsorshipFMB - Fundação Manoel de Barrospt_BR
dc.description.sponsorshipFNS - Fundo Nacional de Saúde - Ministério da Saúdept_BR
dc.description.sponsorshipFPM - Faculdade Patos de Minaspt_BR
dc.description.sponsorshipFUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Lemannpt_BR
dc.description.sponsorshipGCUB - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiraspt_BR
dc.description.sponsorshipHolcim Brasilpt_BR
dc.description.sponsorshipIFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipIFM - Instituto Fábrica do Milêniopt_BR
dc.description.sponsorshipIFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipIFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipINEO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânicapt_BR
dc.description.sponsorshipINCT-Hympar Sudeste - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileirapt_BR
dc.description.sponsorshipINCT-MACC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação Científicapt_BR
dc.description.sponsorshipINCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em Engenhariapt_BR
dc.description.sponsorshipINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêuticapt_BR
dc.description.sponsorshipINCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.description.sponsorshipIMMP - Instituto Multidiciplinar de Materiais Poliméricospt_BR
dc.description.sponsorshipIpea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.description.sponsorshipIQUFU - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.description.sponsorshipMCTESTP - Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambiquept_BR
dc.description.sponsorshipMinistério da Ciência e Tecnologia e Inovaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipN-Biofar - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-Biofarmacêuticapt_BR
dc.description.sponsorshipNanobraxpt_BR
dc.description.sponsorshipNational Science Foundationpt_BR
dc.description.sponsorshipNSF - National Science Foundationpt_BR
dc.description.sponsorshipOEA - Organização das Nações Americanaspt_BR
dc.description.sponsorshipPetrobrás - Petróleo Brasileiro S.Apt_BR
dc.description.sponsorshipPetropasy Tecnologia em Poliuretanospt_BR
dc.description.sponsorshipPrefeitura Municipal de Ituiutabapt_BR
dc.description.sponsorshipRede Fitocerradopt_BR
dc.description.sponsorshipRNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisapt_BR
dc.description.sponsorshipRQMG - Rede Mineira de Químicapt_BR
dc.description.sponsorshipSEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulopt_BR
dc.description.sponsorshipSES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipUEG - Universidade Estadual de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipUEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.description.sponsorshipUESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
dc.description.sponsorshipUF - Universidade da Flóridapt_BR
dc.description.sponsorshipUFAC - Universidade Federal do Acrept_BR
dc.description.sponsorshipUFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.description.sponsorshipUNEC - Centro Universitário de Caratingapt_BR
dc.description.sponsorshipUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxápt_BR
dc.description.sponsorshipUNIFRAN - Universidade de Francapt_BR
dc.description.sponsorshipUnimontes - Universidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.description.sponsorshipUNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlospt_BR
dc.description.sponsorshipUNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minaspt_BR
dc.description.sponsorshipUSIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/Apt_BR
dc.description.sponsorshipVALE S. A.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectFamiliespt_BR
dc.subjectPreschool educationpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleAs Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=93268BC5CA2FDB1F9B9D478E6D3A2F0A.buscatextual_65pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Nágilla Regina Saraiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8191385T1&tokenCaptchar=03AGdBq25I0JwPWyfh33ZsOoNFfjovUBh7x5gzHcoB8wgsa0vUdE25HWsqHzBcZxFCxgZrm_YdMfjoPAusNALtlNBidp9zxXn0IVzBZ-XeJbvOI0q3FsZC1U2OpmauloyQ_mmKg1bVhlDY7fB4LcM_1NR2nrLIPxyLU8Z2VPZ8NUYcMq2iNn3sCkAej7IwMKwP2pyN1oIJS9HO_uFACmKkYVOXKEXFR0kAU50ROYUGFrdRjPwJo_YDUSbUjfykjVLT_yS3BZvSmvnHWvSI_De_BQMeMFG_yOflynrODhoifZayM3AT63Zyd-vexku7YzhlHNHRgsfeZLfOxwWFVgRVBy64zhY89SGn5SKTVxugr6KT59n3R0uHX-IxOBojguRWMVwojZ9CIqT9ff4tpT-m0GrHrZUSYXklG0KaeFMhHW4EXDzIvctp-Lc6XPu6Gwnp_MGNUiayub1-8rAe10Ce33hpjoOQ0SMlRwpt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Fernanda Bernardes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745363P7&tokenCaptchar=03AGdBq26vSJi_76GZdVP3gRMjHnZmb1FoIINydTS-pJlovYN6a1D7y6dbkTWKGigZySDzle9jYkDbXT0n9Rkq1ryJYjQVl0a_OUrZPhD43mjuetPlUbRJIAyrv9mAVLvavZtb2g9mbdGEuyFDt2uWirX4yTXMCa5dVKYqxpwDsRmpiZXXTraVbYl61DB7j7lMtePQCAU5D_63xcfDhGHMyMO2RPaF5lCA8NR4XN-2iCFGBanV4hsGZzCTc0IarLypE-5-B0m_hBmBrZ64hNQbd8uSCjzYFvWb3VxKVlnZRyw50VcwFBaPeeXpgrJRD24-gbrMEmAkO5kP0C0lmf-3afvtoVOlMXxJKaqnYR5O97odSU6u0CqVcC72V908G4RG0BdDlfLI6rBOJ1f1XRhcfIjGVH4_XQUmp36cp2myTU3OLEw6YdODmJzdg2X6yLdHINzfKQi8q_Lqx5v5Yaon_tpQllVgm-J2jApt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que as crianças para se desenvolverem na Educação Infantil precisam aprender por meio dos vínculos que estabelecem e na interação com as pessoas. Assim, escola e família precisam atuar em parceria visando favorecerem o desenvolvimento integral destas. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e o ensino remoto, as famílias foram ainda mais demandadas em sua participação junto ao processo de aprendizagem de seus filhos. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a identificar a percepção das famílias de crianças da educação infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem destas. Utilizando-se da abordagem qualitativa e da Abordagem Histórico Cultural, foram realizadas três entrevistas com famílias de crianças da educação infantil da cidade de Uberlândia/MG. Os resultados apontaram que as famílias foram impactadas de maneiras diferentes pelo ensino remoto mas, de forma geral, elas não perceberam dificuldades das crianças em realizarem as atividades propostas. Afirmaram que os possíveis prejuízos que tiveram se referiram à socialização por não poderem interagir com outras crianças e estarem no contexto escolar. Observa-se que houve comprometimento das famílias em auxiliar as crianças em suas atividades, buscando novos conhecimentos e formas de ensinar, bem como compromisso da escola em colaborar com as famílias em suas dificuldades. Dessa forma, acredita-se que o ensino remoto modificou o processo de aprendizagem das crianças, mas com a parceria família-escola foi possível que elas vivenciassem esse período sem comprometer significativamente seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepçõesFamíliasCrianças.pdf521.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons