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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | As Percepções de Famílias de Crianças da Educação Infantil sobre o Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 |
Autor: | Santos, Amanda Caixeta dos |
Primer orientador: | Silva, Cirlei Evangelista |
Primer miembro de la banca: | Vieira, Nágilla Regina Saraiva |
Segundo miembro de la banca: | Assis, Fernanda Bernardes de |
Resumen: | Sabe-se que as crianças para se desenvolverem na Educação Infantil precisam aprender por meio dos vínculos que estabelecem e na interação com as pessoas. Assim, escola e família precisam atuar em parceria visando favorecerem o desenvolvimento integral destas. Mas, em razão da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e o ensino remoto, as famílias foram ainda mais demandadas em sua participação junto ao processo de aprendizagem de seus filhos. Neste contexto, esta pesquisa se propôs a identificar a percepção das famílias de crianças da educação infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia e suas implicações para os processos de desenvolvimento e aprendizagem destas. Utilizando-se da abordagem qualitativa e da Abordagem Histórico Cultural, foram realizadas três entrevistas com famílias de crianças da educação infantil da cidade de Uberlândia/MG. Os resultados apontaram que as famílias foram impactadas de maneiras diferentes pelo ensino remoto mas, de forma geral, elas não perceberam dificuldades das crianças em realizarem as atividades propostas. Afirmaram que os possíveis prejuízos que tiveram se referiram à socialização por não poderem interagir com outras crianças e estarem no contexto escolar. Observa-se que houve comprometimento das famílias em auxiliar as crianças em suas atividades, buscando novos conhecimentos e formas de ensinar, bem como compromisso da escola em colaborar com as famílias em suas dificuldades. Dessa forma, acredita-se que o ensino remoto modificou o processo de aprendizagem das crianças, mas com a parceria família-escola foi possível que elas vivenciassem esse período sem comprometer significativamente seu desenvolvimento integral. |
Palabras clave: | Famílias Educação infantil Ensino remoto Pandemia Families Preschool education Remote teaching Pandemic |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Amanda Caixeta. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34692 |
Fecha de defensa: | 14-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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