Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34618
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5881-0442
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Consumidores preventivos versus promocionais: estudo do impacto da comunicação à luz da teoria do foco regulatório
Autor: Souza, Giovani Pugliani Quatrini
Primer orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primer miembro de la banca: Freire, Denilson Aparecida Leite
Segundo miembro de la banca: Silva, Jussara Goulart da
Resumen: Este estudo teve como objetivo identificar qual o tipo de comunicação (visual e escrita) é mais eficaz com os consumidores, considerando os focos preventivo e promocional, baseados na Teoria do Foco Regulatório (HIGGINS, 1997). Assim, no referencial, foram tratados os temas relacionados à própria Teoria do Foco Regulatório, como também, o princípio hedonista (FREUD, 1920 apud HIGGINS, 1995) que dá fundamento à teoria de Higgins (1997), além de trazer outros autores que usaram da Teoria do Foco Regulatório para fundamentar suas pesquisas e também autores como Werth; Foerster, (2007) e Kroth; Löble, (2019) que trazem conceitos relacionados ao comportamento do consumidor. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa, para que pudéssemos realizar a pesquisa, foi criada uma empresa fictícia de limpeza de notebooks com o nome de FastClean. Utilizou-se a plataforma do Gerenciador de Anúncios do Facebook para divulgar (impulsionar) dois anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram) e coletar os dados utilizados na pesquisa. Os resultados mostraram que, apesar de que, forma geral, não houve diferença ampla entre os resultados, quando analisados por gênero e faixa etária, foi possível observar algumas diferenças que trazem possibilidades de levantar algumas discussões.
Palabras clave: Foco regulatório
Comunicação
Tomada de decisão
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Giovani Pugliani Quatrini. Consumidores preventivos versus promocionais: estudo do impacto da comunicação à luz da teoria do foco regulatório. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34618
Fecha de defensa: 1-abr-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsumidoresPreventivosVersus.pdfTCC605.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.