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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3917-7463
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances
Título(s) alternativo(s): Artificial intelligence & online education in public schools: possibilities and scope
Autor(es): Matos, Lidiene Costa da Silva
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Arantes, Alessandra Riposati
Segundo membro da banca: Biembengut, Maria Salett
Resumo: Esta pesquisa ocorreu no contexto da “Educação Online num período de pandemia”, para auxiliar os estudantes nas necessidades acadêmicas na disciplina de Matemática. Pandemia que me instigou a querer saber: Como desenvolver trabalhos de projetos sobre inteligência artificial na escola pública no contexto da educação online? Diante dessa situação, a Educação online foi o único caminho permitido para chegar aos estudantes com informações para auxiliar na aprendizagem e proteger a saúde e a vida. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como foi implementado o trabalho de projetos sobre Inteligência Artificial, na modalidade remota, com os estudantes do ensino médio. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa para valorizar o processo e não o resultado, em relação aos objetivos destacou-se a pesquisa participante, em relação aos procedimentos optou-se pela observação participante e para a análise dos resultados utilizou-se a triangulação de dados. Nos resultados e nas discussões, o trabalho com projetos trouxe uma abordagem na perspectiva na cultura digital, na qual os estudantes são capazes de socializar uns com os outros, de interagir nas áreas do conhecimento e compartilhar informações nos ambientes virtuais de aprendizagem; na perspectiva da narrativa transmidia, encontrando o apoio da convergência das TDIC, utilizando os recursos tecnológicos digitais fornecidos pela internet; em relação ao engajamento dos estudantes, este foi manifestado na proatividade de percorrer a trilha de aprendizagem webquest e o projeto Inteligência Artificial no desenvolvimento da prática educativa do ensino de função e álgebra. Conclui-se que os estudantes foram impulsionados a desenvolver competências e habilidades nos conteúdos curriculares, por meio da modelagem matemática com projetos, modificando o contexto social e acadêmico.
Abstract: This research took place in the context of "Online Education in a period of pandemic", to assist students in academic needs in the discipline of Mathematics. Pandemic that prompted me to want to know: How to develop project work on artificial intelligence in public schools in the context of online education? Faced with this situation, online education was the only way to reach students with information to aid in learning and protect health and life. Thus, this research aims to understand how the work of projects on Artificial Intelligence was implemented, in the remote modality, with high school students. The methodology adopted was qualitative research to value the process and not the result, in relation to the objectives, the participant research stood out, in relation to the procedures, participant observation was chosen and for the analysis of the results, data triangulation was used. . In the results and in the discussions, the work with projects brought an approach in the perspective of the digital culture, in which the students are able to socialize with each other, to interact in the areas of knowledge and to share information in the virtual learning environments; from the perspective of transmedia narrative, finding support from the convergence of TDICs, using digital technological resources provided by the internet; Regarding student engagement, this was manifested in the proactiveness of following the webquest learning path and the Artificial Intelligence project in the development of the educational practice of teaching function and algebra. It is concluded that students were encouraged to develop skills and abilities in curricular contents, through mathematical modeling with projects, modifying the social and academic context.
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Matemática
Modelagem/Projetos
TDIC
Artificial Intelligence
Mathematics
Modeling/ Projects
TDIC
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Métodos de modelagem
Educação e tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: MATOS, Lidiene Costa da Silva. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022.176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34600
Data de defesa: 27-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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