Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34600
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMatos, Lidiene Costa da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-06T19:57:06Z-
dc.date.available2022-04-06T19:57:06Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.identifier.citationMATOS, Lidiene Costa da Silva. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022.176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34600-
dc.description.abstractThis research took place in the context of "Online Education in a period of pandemic", to assist students in academic needs in the discipline of Mathematics. Pandemic that prompted me to want to know: How to develop project work on artificial intelligence in public schools in the context of online education? Faced with this situation, online education was the only way to reach students with information to aid in learning and protect health and life. Thus, this research aims to understand how the work of projects on Artificial Intelligence was implemented, in the remote modality, with high school students. The methodology adopted was qualitative research to value the process and not the result, in relation to the objectives, the participant research stood out, in relation to the procedures, participant observation was chosen and for the analysis of the results, data triangulation was used. . In the results and in the discussions, the work with projects brought an approach in the perspective of the digital culture, in which the students are able to socialize with each other, to interact in the areas of knowledge and to share information in the virtual learning environments; from the perspective of transmedia narrative, finding support from the convergence of TDICs, using digital technological resources provided by the internet; Regarding student engagement, this was manifested in the proactiveness of following the webquest learning path and the Artificial Intelligence project in the development of the educational practice of teaching function and algebra. It is concluded that students were encouraged to develop skills and abilities in curricular contents, through mathematical modeling with projects, modifying the social and academic context.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectModelagem/Projetospt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectModeling/ Projectspt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleInteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcancespt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence & online education in public schools: possibilities and scopept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee2Biembengut, Maria Salett-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809444321174546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4726963244152173pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa ocorreu no contexto da “Educação Online num período de pandemia”, para auxiliar os estudantes nas necessidades acadêmicas na disciplina de Matemática. Pandemia que me instigou a querer saber: Como desenvolver trabalhos de projetos sobre inteligência artificial na escola pública no contexto da educação online? Diante dessa situação, a Educação online foi o único caminho permitido para chegar aos estudantes com informações para auxiliar na aprendizagem e proteger a saúde e a vida. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como foi implementado o trabalho de projetos sobre Inteligência Artificial, na modalidade remota, com os estudantes do ensino médio. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa para valorizar o processo e não o resultado, em relação aos objetivos destacou-se a pesquisa participante, em relação aos procedimentos optou-se pela observação participante e para a análise dos resultados utilizou-se a triangulação de dados. Nos resultados e nas discussões, o trabalho com projetos trouxe uma abordagem na perspectiva na cultura digital, na qual os estudantes são capazes de socializar uns com os outros, de interagir nas áreas do conhecimento e compartilhar informações nos ambientes virtuais de aprendizagem; na perspectiva da narrativa transmidia, encontrando o apoio da convergência das TDIC, utilizando os recursos tecnológicos digitais fornecidos pela internet; em relação ao engajamento dos estudantes, este foi manifestado na proatividade de percorrer a trilha de aprendizagem webquest e o projeto Inteligência Artificial no desenvolvimento da prática educativa do ensino de função e álgebra. Conclui-se que os estudantes foram impulsionados a desenvolver competências e habilidades nos conteúdos curriculares, por meio da modelagem matemática com projetos, modificando o contexto social e acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration176 folhaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164pt_BR
dc.orcid.putcode111080397-
dc.crossref.doibatchideb19df5b-7029-48bd-a53b-06022b145932-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subject.autorizadoMétodos de modelagempt_BR
dc.subject.autorizadoEducação e tecnologiapt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InteligênciaArtificialEducação.pdfDissertação33.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.