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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34600
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3917-7463 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances |
Alternate title (s): | Artificial intelligence & online education in public schools: possibilities and scope |
Author: | Matos, Lidiene Costa da Silva |
First Advisor: | Souza Junior, Arlindo José de |
First member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Second member of the Committee: | Biembengut, Maria Salett |
Summary: | Esta pesquisa ocorreu no contexto da “Educação Online num período de pandemia”, para auxiliar os estudantes nas necessidades acadêmicas na disciplina de Matemática. Pandemia que me instigou a querer saber: Como desenvolver trabalhos de projetos sobre inteligência artificial na escola pública no contexto da educação online? Diante dessa situação, a Educação online foi o único caminho permitido para chegar aos estudantes com informações para auxiliar na aprendizagem e proteger a saúde e a vida. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender como foi implementado o trabalho de projetos sobre Inteligência Artificial, na modalidade remota, com os estudantes do ensino médio. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa para valorizar o processo e não o resultado, em relação aos objetivos destacou-se a pesquisa participante, em relação aos procedimentos optou-se pela observação participante e para a análise dos resultados utilizou-se a triangulação de dados. Nos resultados e nas discussões, o trabalho com projetos trouxe uma abordagem na perspectiva na cultura digital, na qual os estudantes são capazes de socializar uns com os outros, de interagir nas áreas do conhecimento e compartilhar informações nos ambientes virtuais de aprendizagem; na perspectiva da narrativa transmidia, encontrando o apoio da convergência das TDIC, utilizando os recursos tecnológicos digitais fornecidos pela internet; em relação ao engajamento dos estudantes, este foi manifestado na proatividade de percorrer a trilha de aprendizagem webquest e o projeto Inteligência Artificial no desenvolvimento da prática educativa do ensino de função e álgebra. Conclui-se que os estudantes foram impulsionados a desenvolver competências e habilidades nos conteúdos curriculares, por meio da modelagem matemática com projetos, modificando o contexto social e acadêmico. |
Abstract: | This research took place in the context of "Online Education in a period of pandemic", to assist students in academic needs in the discipline of Mathematics. Pandemic that prompted me to want to know: How to develop project work on artificial intelligence in public schools in the context of online education? Faced with this situation, online education was the only way to reach students with information to aid in learning and protect health and life. Thus, this research aims to understand how the work of projects on Artificial Intelligence was implemented, in the remote modality, with high school students. The methodology adopted was qualitative research to value the process and not the result, in relation to the objectives, the participant research stood out, in relation to the procedures, participant observation was chosen and for the analysis of the results, data triangulation was used. . In the results and in the discussions, the work with projects brought an approach in the perspective of the digital culture, in which the students are able to socialize with each other, to interact in the areas of knowledge and to share information in the virtual learning environments; from the perspective of transmedia narrative, finding support from the convergence of TDICs, using digital technological resources provided by the internet; Regarding student engagement, this was manifested in the proactiveness of following the webquest learning path and the Artificial Intelligence project in the development of the educational practice of teaching function and algebra. It is concluded that students were encouraged to develop skills and abilities in curricular contents, through mathematical modeling with projects, modifying the social and academic context. |
Keywords: | Inteligência Artificial Matemática Modelagem/Projetos TDIC Artificial Intelligence Mathematics Modeling/ Projects TDIC |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino Inteligência artificial - Aplicações educacionais Métodos de modelagem Educação e tecnologia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Quote: | MATOS, Lidiene Costa da Silva. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022.176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.164 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34600 |
Date of defense: | 27-Jan-2022 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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InteligênciaArtificialEducação.pdf | Dissertação | 33.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
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