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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34592
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4638-2561 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Processos de escolha: reflexões a partir do filme "O Doador de Memórias" |
Título (s) alternativo (s): | Processes of choice: reflections from the film "The Giver" |
Autor: | Batista, Ana Júlia Bastos |
Primer orientador: | Silva, Cirlei Evangelista |
Primer miembro de la banca: | Reis, Carmen Lúcia |
Segundo miembro de la banca: | Martins, Letícia Gonzales |
Resumen: | O cenário cinematográfico tem ganhado cada vez mais espaço diante da acessibilidade promovida por ferramentas de streaming que transmite conteúdos pela internet sem a necessidade de baixar nada. Assim, é possível encontrar diversas produções que estimulam reflexões atuais nos indivíduos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos de vocação, autoconhecimento, identidade profissional e processo de escolha e refletir sobre os mesmos utilizando-se de um recurso audiovisual - lúdico, o filme “O Doador de Memórias”. Este será analisado à luz da metodologia apresentada por Penafria (2009), buscando-se elucidar o seu desenvolvimento e sugerir uma interpretação para o mesmo. Para realizar essa análise, é necessário desagrupar o filme em duas etapas: descrição e interpretação. Dentre os quatro tipos de análise – textual, poética, imagem e som, conteúdo, esse estudo utilizou o enfoque de conteúdo, que considera o filme um relato. Considera-se que este recurso audiovisual é uma materialidade potente e mediadora no processo de tomada de consciência e no reconhecimento dos conceitos abordados, visto que ele promove reflexões e facilita as identificações no sujeito. Neste sentido, pode-se apontar para a importância de que o sujeito seja livre para a escolha de seu destino profissional, já que somente se pode assumir alguma responsabilidade quando se tem certo grau de autonomia. Por fim, o trabalho convida a ficarmos atentos quanto a escassez de referências sobre a metodologia de análises fílmicas, com métodos mais amplos e estruturados, ressaltando o seu uso enquanto um recurso lúdico de aprendizagem e fonte potencializadora de reflexões. |
Abstract: | The cinematographic scenario has been gaining more and more space due to the accessibility promoted by streaming tools that transmit content over the internet without the need to download anything. Thus, it is possible to find several productions that stimulate current reflections in individuals. In this sense, this paper aims to present the concepts of vocation, self-knowledge, professional identity and the process of choice and reflect on them using an audiovisual - ludic resource, the movie "The Giver". This will be analyzed in the light of the methodology presented by Penafria (2009), trying to elucidate its development and suggest an interpretation for it. To perform this analysis, it is necessary to break down the film into two stages: description and interpretation. Among the four types of analysis - textual, poetic, image and sound, content, this study used the content approach, which considers the film a story. It is considered that this audiovisual resource is a powerful and mediating materiality in the process of awareness and recognition of the concepts addressed, since it promotes reflections and facilitates identifications in the subject. In this sense, one can point to the importance of the subject being free to choose his or her professional destiny, since one can only assume some responsibility when one has a certain degree of autonomy. Finally, the work invites us to be attentive to the scarcity of references about the methodology of filmic analysis, with broader and more structured methods, emphasizing its use as a ludic resource for learning and a source of potential reflection. |
Palabras clave: | O Doador de Memórias The Giver Análise fílmica Film analysis Vocação Vocation Autoconhecimento Self knowledge Processo de escolha Choice process |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BATISTA, Ana Júlia Bastos. Processos de escolha: reflexões a partir do filme "O Doador de Memórias". 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34592 |
Fecha de defensa: | 1-abr-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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