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dc.creatorBatista, Ana Júlia Bastos-
dc.date.accessioned2022-04-06T18:34:50Z-
dc.date.available2022-04-06T18:34:50Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationBATISTA, Ana Júlia Bastos. Processos de escolha: reflexões a partir do filme "O Doador de Memórias". 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34592-
dc.description.abstractThe cinematographic scenario has been gaining more and more space due to the accessibility promoted by streaming tools that transmit content over the internet without the need to download anything. Thus, it is possible to find several productions that stimulate current reflections in individuals. In this sense, this paper aims to present the concepts of vocation, self-knowledge, professional identity and the process of choice and reflect on them using an audiovisual - ludic resource, the movie "The Giver". This will be analyzed in the light of the methodology presented by Penafria (2009), trying to elucidate its development and suggest an interpretation for it. To perform this analysis, it is necessary to break down the film into two stages: description and interpretation. Among the four types of analysis - textual, poetic, image and sound, content, this study used the content approach, which considers the film a story. It is considered that this audiovisual resource is a powerful and mediating materiality in the process of awareness and recognition of the concepts addressed, since it promotes reflections and facilitates identifications in the subject. In this sense, one can point to the importance of the subject being free to choose his or her professional destiny, since one can only assume some responsibility when one has a certain degree of autonomy. Finally, the work invites us to be attentive to the scarcity of references about the methodology of filmic analysis, with broader and more structured methods, emphasizing its use as a ludic resource for learning and a source of potential reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectO Doador de Memóriaspt_BR
dc.subjectThe Giverpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectVocaçãopt_BR
dc.subjectVocationpt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectSelf knowledgept_BR
dc.subjectProcesso de escolhapt_BR
dc.subjectChoice processpt_BR
dc.titleProcessos de escolha: reflexões a partir do filme "O Doador de Memórias"pt_BR
dc.title.alternativeProcesses of choice: reflections from the film "The Giver"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Cirlei Evangelista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Carmen Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799515322774106pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Letícia Gonzales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3931787049715172pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO cenário cinematográfico tem ganhado cada vez mais espaço diante da acessibilidade promovida por ferramentas de streaming que transmite conteúdos pela internet sem a necessidade de baixar nada. Assim, é possível encontrar diversas produções que estimulam reflexões atuais nos indivíduos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos de vocação, autoconhecimento, identidade profissional e processo de escolha e refletir sobre os mesmos utilizando-se de um recurso audiovisual - lúdico, o filme “O Doador de Memórias”. Este será analisado à luz da metodologia apresentada por Penafria (2009), buscando-se elucidar o seu desenvolvimento e sugerir uma interpretação para o mesmo. Para realizar essa análise, é necessário desagrupar o filme em duas etapas: descrição e interpretação. Dentre os quatro tipos de análise – textual, poética, imagem e som, conteúdo, esse estudo utilizou o enfoque de conteúdo, que considera o filme um relato. Considera-se que este recurso audiovisual é uma materialidade potente e mediadora no processo de tomada de consciência e no reconhecimento dos conceitos abordados, visto que ele promove reflexões e facilita as identificações no sujeito. Neste sentido, pode-se apontar para a importância de que o sujeito seja livre para a escolha de seu destino profissional, já que somente se pode assumir alguma responsabilidade quando se tem certo grau de autonomia. Por fim, o trabalho convida a ficarmos atentos quanto a escassez de referências sobre a metodologia de análises fílmicas, com métodos mais amplos e estruturados, ressaltando o seu uso enquanto um recurso lúdico de aprendizagem e fonte potencializadora de reflexões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode111080353-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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