Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34371
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5295-6800 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Studygrams – percepções sobre divulgação do conhecimento na rede social instagram |
Autor(es): | Leal, Thayná Rossi |
Primeiro orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primeiro membro da banca: | De Almeida, Ariádine Cristine |
Segundo membro da banca: | De Oliveira, Renata Carmo |
Resumo: | Nesse trabalho, a autora buscou compreender os processos e motivos envolvidos no uso de perfis de estudo no Instagram, conhecidos como Studygrams, através da pesquisa narrativa e com vista a partir de sua trajetória pessoal e acadêmica. De forma genérica, os Studygrams são perfis na rede social Instagram, que apresentam características em comum envolvendo postagens sobre rotinas de estudos, organização pessoal e materiais de apoio. Foram levantados questionamentos e reflexões após pesquisar Studygrams com focos diversos e acompanhar esse tipo de perfil, buscando entender a ampla gama de informações ali postadas. Apesar de não serem totalmente acessíveis a todos os estudantes, os Studygrams podem ser vistos como uma nova ferramenta aliada à educação e uma maneira de integrar as redes sociais ao processo de estudo; para a autora, foram um acessório de autoconhecimento e aprendizado, que incentivaram o estudo e organização. |
Abstract: | In this work, the author aimed to understand the processes and reasons involved in the use of study profiles on Instagram, known as Studygrams, through narrative research and based on her personal and academic trajectory. In general, Studygrams are profiles on the Instagram social network, which have common characteristics involving posts about study routines, personal organization, and support materials. Questions and reflections were raised after researching Studygrams with different focuses and following this type of profile, to understand the wide range of information posted there. Despite not being fully accessible to all students, Studygrams are considered a new tool allied to education and a way to integrate social networks into the study process; for the author, they were an accessory of self-knowledge and learning, which encouraged study and organization. |
Palavras-chave: | Divulgação científica Scientific divulgation Educação Education Estudos Studies Redes sociais Social networks |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LEAL, Thayná Rossi. Studygrams – percepções sobre divulgação do conhecimento na rede social instagram. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34371 |
Data de defesa: | 5-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
StudygramsPercepçõesSobre.pdf | TCC | 851.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.