Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34371
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5295-6800
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Studygrams – percepções sobre divulgação do conhecimento na rede social instagram
Autor: Leal, Thayná Rossi
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: De Almeida, Ariádine Cristine
Segundo miembro de la banca: De Oliveira, Renata Carmo
Resumen: Nesse trabalho, a autora buscou compreender os processos e motivos envolvidos no uso de perfis de estudo no Instagram, conhecidos como Studygrams, através da pesquisa narrativa e com vista a partir de sua trajetória pessoal e acadêmica. De forma genérica, os Studygrams são perfis na rede social Instagram, que apresentam características em comum envolvendo postagens sobre rotinas de estudos, organização pessoal e materiais de apoio. Foram levantados questionamentos e reflexões após pesquisar Studygrams com focos diversos e acompanhar esse tipo de perfil, buscando entender a ampla gama de informações ali postadas. Apesar de não serem totalmente acessíveis a todos os estudantes, os Studygrams podem ser vistos como uma nova ferramenta aliada à educação e uma maneira de integrar as redes sociais ao processo de estudo; para a autora, foram um acessório de autoconhecimento e aprendizado, que incentivaram o estudo e organização.
Abstract: In this work, the author aimed to understand the processes and reasons involved in the use of study profiles on Instagram, known as Studygrams, through narrative research and based on her personal and academic trajectory. In general, Studygrams are profiles on the Instagram social network, which have common characteristics involving posts about study routines, personal organization, and support materials. Questions and reflections were raised after researching Studygrams with different focuses and following this type of profile, to understand the wide range of information posted there. Despite not being fully accessible to all students, Studygrams are considered a new tool allied to education and a way to integrate social networks into the study process; for the author, they were an accessory of self-knowledge and learning, which encouraged study and organization.
Palabras clave: Divulgação científica
Scientific divulgation
Educação
Education
Estudos
Studies
Instagram
Instagram
Redes sociais
Social networks
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LEAL, Thayná Rossi. Studygrams – percepções sobre divulgação do conhecimento na rede social instagram. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34371
Fecha de defensa: 5-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
StudygramsPercepçõesSobre.pdfTCC851.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.