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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34154
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Término do embargo: | 2022-02-22 |
Título: | As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas aulas de Geografia |
Autor(es): | Silva, Aluê Gomes da |
Primeiro orientador: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosselvelt José |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Pedro |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores de Geografia do Ensino Fundamental II aplicavam as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 em sala de aula. Estas leis incluíram de forma oficial no currículo da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas.” O presente trabalho irá discutir as Leis 10.639/2003 e 11.645/08 e alguns de seus desdobramentos. O estudo teve caráter qualitativo, com ênfase na Análise de Conteúdo do Questionário respondido pelos sete professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 se propõem à discussão e reflexão acerca da história, da memória e da luta dos povos negros e indígenas socialmente excluídos ao longo do processo de formação do Brasil, até os dias atuais. A pesquisa foi baseada em estudos de autores, como: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Silvio Almeida (2019), Renato Emerson Nascimento dos Santos (2011), Alexandre do Nascimento (2013), Clézio dos Santos (2014), entre outros pensadores que elaboram trabalhos pertinentes ao assunto. |
Abstract: | This research aims to analyze how Geography teachers in Elementary School II applied federal laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 in the classroom. These laws officially included in the Education Network curriculum the obligatory theme “Afro-Brazilian and Indigenous Histories and Cultures.” This work will discuss how Laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 08 and some of their consequences. The study had a qualitative character, with emphasis on the content analysis of the Questionnaire answered by the seven Geography teachers of Elementary School II from public schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Federal laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 propose to discuss and reflect on the history, memory and struggle of black and indigenous peoples socially excluded throughout the formation process of Brazil, up to the present day. The research was based on studies by authors such as: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Silvio Almeida (2019), Renato Emerson Nascimento dos Santos (2011), Alexandre do Nascimento (2013), Clézio dos Santos (2014), among other thinkers who produce work relevant to the subject. |
Palavras-chave: | Docência Pesquisa Ensino de Geografia Racismo Análise de conteúdo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Aluê Gomes da. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas aulas de Geografia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34154 |
Data de defesa: | 27-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
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