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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Fecha de embargo: 2022-02-22
Título: As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas aulas de Geografia
Autor: Silva, Aluê Gomes da
Primer orientador: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
Primer miembro de la banca: Santos, Rosselvelt José
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Pedro
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores de Geografia do Ensino Fundamental II aplicavam as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 em sala de aula. Estas leis incluíram de forma oficial no currículo da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas.” O presente trabalho irá discutir as Leis 10.639/2003 e 11.645/08 e alguns de seus desdobramentos. O estudo teve caráter qualitativo, com ênfase na Análise de Conteúdo do Questionário respondido pelos sete professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. As leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 se propõem à discussão e reflexão acerca da história, da memória e da luta dos povos negros e indígenas socialmente excluídos ao longo do processo de formação do Brasil, até os dias atuais. A pesquisa foi baseada em estudos de autores, como: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Silvio Almeida (2019), Renato Emerson Nascimento dos Santos (2011), Alexandre do Nascimento (2013), Clézio dos Santos (2014), entre outros pensadores que elaboram trabalhos pertinentes ao assunto.
Abstract: This research aims to analyze how Geography teachers in Elementary School II applied federal laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 in the classroom. These laws officially included in the Education Network curriculum the obligatory theme “Afro-Brazilian and Indigenous Histories and Cultures.” This work will discuss how Laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 08 and some of their consequences. The study had a qualitative character, with emphasis on the content analysis of the Questionnaire answered by the seven Geography teachers of Elementary School II from public schools in the city of Uberlândia, Minas Gerais. Federal laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008 propose to discuss and reflect on the history, memory and struggle of black and indigenous peoples socially excluded throughout the formation process of Brazil, up to the present day. The research was based on studies by authors such as: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Silvio Almeida (2019), Renato Emerson Nascimento dos Santos (2011), Alexandre do Nascimento (2013), Clézio dos Santos (2014), among other thinkers who produce work relevant to the subject.
Palabras clave: Docência
Pesquisa
Ensino de Geografia
Racismo
Análise de conteúdo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Aluê Gomes da. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas aulas de Geografia. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34154
Fecha de defensa: 27-oct-2021
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