Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8378-9948 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2023-12-03 |
Título: | Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento |
Título(s) alternativo(s): | Working memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorders |
Autor(es): | Teodoro, Nayara Rodrigues |
Primeiro orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Primeiro membro da banca: | Rossini, Joaquim Carlos |
Segundo membro da banca: | Pompéia, Sabine |
Resumo: | O estudo teve como objetivo investigar a memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. Foram extraídos dos prontuários clínicos os resultados dos subtestes de memória operacional da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças; e avaliações pedagógicas sobre desempenho em alfabetização. Participaram 43 pessoas entre 6 e 16 anos (M=11,39 anos; DP=2,18). O método de créditos parciais do modelo de resposta ao item indicou que reconhecer letras foi habilidade mais facilmente desempenhada pelos participantes, com dificuldades medianas em reconhecer sílabas, ler palavras, estabelecer relações grafema/fonema e ler frases, nessa ordem. É alta a porcentagem de participantes que não executa leitura (>38%). A regressão linear múltipla não indicou relação entre índice Memória Operacional (M=78; Md=78; DP=2,45;); subtestes dígitos (M=6; Md=5; DP=0,41) e aritmética (M=6; Md = 6; DP=0,41) com as habilidades de alfabetização, nem efeitos de idade. O melhor desempenho em reconhecer letras, comparando-se com outras habilidades, indica bom prognóstico para aquisição da linguagem escrita, apesar dos déficits gerais. A baixa capacidade da memória operacional sugere critério para transtornos do neurodesenvolvimento. Os dados sinalizam urgência na avaliação detalhada de déficits e potenciais cognitivos, de forma a subsidiar intervenções de habilitação neuropsicológica e de aprendizagem escolar. |
Abstract: | The study aimed to investigate the working memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorders. The working memory subtests of the Wechsler Children's Intelligence Scale and pedagocical assessments of literacy performace were extracted from clinical records. 43 people between 6 and 16 years old participated (M=11.39 years old; SD=2.18). The partial credit method of the item response model indicated that letter recognition was the skill most easily performed by the participants, with average difficulties in recognizing syllables, reading words, establishing grapheme/phoneme relationships, and reading sentences, in that order. The percentage of participants who do not perform reading is high (>38%). Multiple linear regression did not indicate a relationship between the Working Memory index (M=78; Md=78; SD=2.45;); digits (M=6; Md=5; SD=0.41) and arithmetic (M=6; Md=6; SD=0.41) subtests with literacy skills, and age effects. The better performance in recognizing letters, compared to other skills, indicates a good prognosis for the acquisition of written language, despite the general deficits. Low working memory capacity suggests criteria for neurodevelopmental disorders. The data signal an urgent need for a detailed assessment of cognitive deficits and potentials, in order to support interventions for neuropsychological qualification and school learning. |
Palavras-chave: | Memória operacional Working memory habilidades de alfabetização literacy skills crianças e adolescentes children and adolescents transtornos do neurodesenvolvimento neurodevelopmental disorders |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Assunto: | Psicologia Neuropsicologia Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Referência: | TEODORO, Nayara Rodrigues. Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091 |
Data de defesa: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemóriaOperacionalAlfabetização.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons