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dc.creatorTeodoro, Nayara Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-02-11T16:03:37Z-
dc.date.available2022-02-11T16:03:37Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationTEODORO, Nayara Rodrigues. Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091-
dc.description.abstractThe study aimed to investigate the working memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorders. The working memory subtests of the Wechsler Children's Intelligence Scale and pedagocical assessments of literacy performace were extracted from clinical records. 43 people between 6 and 16 years old participated (M=11.39 years old; SD=2.18). The partial credit method of the item response model indicated that letter recognition was the skill most easily performed by the participants, with average difficulties in recognizing syllables, reading words, establishing grapheme/phoneme relationships, and reading sentences, in that order. The percentage of participants who do not perform reading is high (>38%). Multiple linear regression did not indicate a relationship between the Working Memory index (M=78; Md=78; SD=2.45;); digits (M=6; Md=5; SD=0.41) and arithmetic (M=6; Md=6; SD=0.41) subtests with literacy skills, and age effects. The better performance in recognizing letters, compared to other skills, indicates a good prognosis for the acquisition of written language, despite the general deficits. Low working memory capacity suggests criteria for neurodevelopmental disorders. The data signal an urgent need for a detailed assessment of cognitive deficits and potentials, in order to support interventions for neuropsychological qualification and school learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMemória operacionalpt_BR
dc.subjectWorking memorypt_BR
dc.subjecthabilidades de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectliteracy skillspt_BR
dc.subjectcrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectchildren and adolescentspt_BR
dc.subjecttranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectneurodevelopmental disorderspt_BR
dc.titleMemória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeWorking memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorderspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Pompéia, Sabine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7010761150041393pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4494028603808093pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo investigar a memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. Foram extraídos dos prontuários clínicos os resultados dos subtestes de memória operacional da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças; e avaliações pedagógicas sobre desempenho em alfabetização. Participaram 43 pessoas entre 6 e 16 anos (M=11,39 anos; DP=2,18). O método de créditos parciais do modelo de resposta ao item indicou que reconhecer letras foi habilidade mais facilmente desempenhada pelos participantes, com dificuldades medianas em reconhecer sílabas, ler palavras, estabelecer relações grafema/fonema e ler frases, nessa ordem. É alta a porcentagem de participantes que não executa leitura (>38%). A regressão linear múltipla não indicou relação entre índice Memória Operacional (M=78; Md=78; DP=2,45;); subtestes dígitos (M=6; Md=5; DP=0,41) e aritmética (M=6; Md = 6; DP=0,41) com as habilidades de alfabetização, nem efeitos de idade. O melhor desempenho em reconhecer letras, comparando-se com outras habilidades, indica bom prognóstico para aquisição da linguagem escrita, apesar dos déficits gerais. A baixa capacidade da memória operacional sugere critério para transtornos do neurodesenvolvimento. Os dados sinalizam urgência na avaliação detalhada de déficits e potenciais cognitivos, de forma a subsidiar intervenções de habilitação neuropsicológica e de aprendizagem escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622pt_BR
dc.orcid.putcode108080137-
dc.crossref.doibatchidf9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoNeuropsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoAlfabetizaçãopt_BR
dc.description.embargo2023-12-03-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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