Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Teodoro, Nayara Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T16:03:37Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T16:03:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | TEODORO, Nayara Rodrigues. Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091 | - |
dc.description.abstract | The study aimed to investigate the working memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorders. The working memory subtests of the Wechsler Children's Intelligence Scale and pedagocical assessments of literacy performace were extracted from clinical records. 43 people between 6 and 16 years old participated (M=11.39 years old; SD=2.18). The partial credit method of the item response model indicated that letter recognition was the skill most easily performed by the participants, with average difficulties in recognizing syllables, reading words, establishing grapheme/phoneme relationships, and reading sentences, in that order. The percentage of participants who do not perform reading is high (>38%). Multiple linear regression did not indicate a relationship between the Working Memory index (M=78; Md=78; SD=2.45;); digits (M=6; Md=5; SD=0.41) and arithmetic (M=6; Md=6; SD=0.41) subtests with literacy skills, and age effects. The better performance in recognizing letters, compared to other skills, indicates a good prognosis for the acquisition of written language, despite the general deficits. Low working memory capacity suggests criteria for neurodevelopmental disorders. The data signal an urgent need for a detailed assessment of cognitive deficits and potentials, in order to support interventions for neuropsychological qualification and school learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Memória operacional | pt_BR |
dc.subject | Working memory | pt_BR |
dc.subject | habilidades de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | literacy skills | pt_BR |
dc.subject | crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | children and adolescents | pt_BR |
dc.subject | transtornos do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | neurodevelopmental disorders | pt_BR |
dc.title | Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Working memory and literacy of children and adolescents at risk for neurodevelopmental disorders | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370350303971395 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rossini, Joaquim Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5140738433758718 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pompéia, Sabine | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7010761150041393 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4494028603808093 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo investigar a memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. Foram extraídos dos prontuários clínicos os resultados dos subtestes de memória operacional da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças; e avaliações pedagógicas sobre desempenho em alfabetização. Participaram 43 pessoas entre 6 e 16 anos (M=11,39 anos; DP=2,18). O método de créditos parciais do modelo de resposta ao item indicou que reconhecer letras foi habilidade mais facilmente desempenhada pelos participantes, com dificuldades medianas em reconhecer sílabas, ler palavras, estabelecer relações grafema/fonema e ler frases, nessa ordem. É alta a porcentagem de participantes que não executa leitura (>38%). A regressão linear múltipla não indicou relação entre índice Memória Operacional (M=78; Md=78; DP=2,45;); subtestes dígitos (M=6; Md=5; DP=0,41) e aritmética (M=6; Md = 6; DP=0,41) com as habilidades de alfabetização, nem efeitos de idade. O melhor desempenho em reconhecer letras, comparando-se com outras habilidades, indica bom prognóstico para aquisição da linguagem escrita, apesar dos déficits gerais. A baixa capacidade da memória operacional sugere critério para transtornos do neurodesenvolvimento. Os dados sinalizam urgência na avaliação detalhada de déficits e potenciais cognitivos, de forma a subsidiar intervenções de habilitação neuropsicológica e de aprendizagem escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.622 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 108080137 | - |
dc.crossref.doibatchid | f9832483-7c61-4c7e-8aa0-56c788467dd2 | - |
dc.subject.autorizado | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Alfabetização | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-12-03 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemóriaOperacionalAlfabetização.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License