Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical grega
Author: Araújo, Heber
First Advisor: Cintra, Celso Luiz de Araujo
First member of the Committee: Lilia, Gonçalves
Second member of the Committee: José, Soares
Summary: Este trabalho se propõe a pesquisar e analisar as relações entre Música e Educação no contexto histórico da idade Arcaica Grega. Para tal, adentramos no contexto histórico, social e cultural vivido pelo poeta Homero e a sociedade em que ele viveu. Descreveremos primeiramente o contexto anterior a sua Epopeia, assim como o modo de pensar Educação e Cultura que se fizeram influentes na obra e de como a própria Epopeia serviu como fundamento da própria Educação grega. Em um segundo momento, descrevemos o cenário de como Música era vista pelo grego antigo e de como esta possuía uma forte relação com a Religião no contexto de Homero. Num momento posterior, esclarecemos como é possível estabelecer uma clara relação entre a Educação Homérica, o fazer musical da época, e destes com a Religião Grega. Por fim, retornamos nosso olhar para Homero, identificando-o como Aedo educador, explicitando um panorama do quanto a Educação Musical esteve presente na educação grega, desde os seus primórdios
Keywords: Música Grega
Educação Musical
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAÚJO, Heber Trindade. A "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical grega. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983
Date of defense: 9-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MúsicaHomeroPonto.pdf680.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.