Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Heber-
dc.date.accessioned2022-01-21T15:21:18Z-
dc.date.available2022-01-21T15:21:18Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Heber Trindade. A "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical grega. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica Gregapt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.titleA "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical gregapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cintra, Celso Luiz de Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788782913732002pt_BR
dc.contributor.referee1Lilia, Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2José, Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a pesquisar e analisar as relações entre Música e Educação no contexto histórico da idade Arcaica Grega. Para tal, adentramos no contexto histórico, social e cultural vivido pelo poeta Homero e a sociedade em que ele viveu. Descreveremos primeiramente o contexto anterior a sua Epopeia, assim como o modo de pensar Educação e Cultura que se fizeram influentes na obra e de como a própria Epopeia serviu como fundamento da própria Educação grega. Em um segundo momento, descrevemos o cenário de como Música era vista pelo grego antigo e de como esta possuía uma forte relação com a Religião no contexto de Homero. Num momento posterior, esclarecemos como é possível estabelecer uma clara relação entre a Educação Homérica, o fazer musical da época, e destes com a Religião Grega. Por fim, retornamos nosso olhar para Homero, identificando-o como Aedo educador, explicitando um panorama do quanto a Educação Musical esteve presente na educação grega, desde os seus primórdiospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MúsicaHomeroPonto.pdf680.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.