Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Heber | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T15:21:18Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T15:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Heber Trindade. A "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical grega. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33983 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música Grega | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.title | A "Música" de Homero: um ponto de partida para pensar a educação musical grega | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3788782913732002 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lilia, Gonçalves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | José, Soares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4084691524228805 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a pesquisar e analisar as relações entre Música e Educação no contexto histórico da idade Arcaica Grega. Para tal, adentramos no contexto histórico, social e cultural vivido pelo poeta Homero e a sociedade em que ele viveu. Descreveremos primeiramente o contexto anterior a sua Epopeia, assim como o modo de pensar Educação e Cultura que se fizeram influentes na obra e de como a própria Epopeia serviu como fundamento da própria Educação grega. Em um segundo momento, descrevemos o cenário de como Música era vista pelo grego antigo e de como esta possuía uma forte relação com a Religião no contexto de Homero. Num momento posterior, esclarecemos como é possível estabelecer uma clara relação entre a Educação Homérica, o fazer musical da época, e destes com a Religião Grega. Por fim, retornamos nosso olhar para Homero, identificando-o como Aedo educador, explicitando um panorama do quanto a Educação Musical esteve presente na educação grega, desde os seus primórdios | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MúsicaHomeroPonto.pdf | 680.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.