Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33963
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O papel do Pedagogo em espaços não escolares: o caso de uma instituição de ressocialização de adolescentes em medida socioeducativa de Ituiutaba MG
Autor(es): Misael, Mayara Santos
Primeiro orientador: Klinke, Karina
Primeiro membro da banca: Queiroz, Gláucia
Segundo membro da banca: Oliveira, Lucia
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de discussões e reflexões elaboradas na disciplina Estágio Supervisionado IV, componente curricular obrigatório do curso de graduação em Pedagogia, do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – na modalidade remota e observações em uma instituição de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Nosso intuito é compreender o papel do pedagogo em espaços em que acontecem práticas de Educação Não Formal. Para tanto, elegemos o Centro de Atendimento Especializado para Adolescentes ­ “Pastor Protásio Caetano Filho” do município de Ituiutaba­MG. A questão que norteia este estudo é: como se configura a função do pedagogo em um espaço não escolar de ressocialização de adolescentes infratores? Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo recorre à abordagem qualitativa, é descritivo quanto aos seus objetivos, utiliza procedimentos de estudo de campo e como instrumentos a observação e a entrevista estruturada. Acerca das orientações teóricometodológicas, os principais autores e documentos legais estudados foram: Gohn (2006 e 2010), Severo (2015 e 2017) e a legislação concernente à formação de pedagogos e aos direitos de menores no Brasil (BRASIL, 1927; 1988, 1990; 2006 e 2015). O estudo possibilitou identificar as atribuições, conhecer o papel e perceber a urgência da atuação de pedagogos em espaços não escolares, especialmente na instituição objeto desta investigação; entender a abrangência dos processos educativos para além dos muros escolares e o fortalecimento da atuação do Estado em favor da efetividade das Medidas Socioeducativas nos espaços de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Concluímos que a atuação do pedagogo em espaços não escolares, embora ignorada ou pouco conhecida, é uma necessidade; a Educação Não Escolar, protagonizada por organizações da sociedade civil, necessita da presença de profissionais da educação – pedagogos ­ para o gerenciamento das práticas de educação e humanização, considerados seus conhecimentos teórico­práticos; ainda, a importância da parceria entre instituições de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, essencialmente a que foi objetivo de nosso estudo, com pedagogos, para a efetivação do cumprimento das Medidas Socioeducativas, para evitar a reincidência do menor a infração.
Abstract: The Graduation Course Conclusion Work is the result of discussions and reflections elaborated in the Supervised Internship IV discipline, mandatory curricular component of the undergraduate course in Pedagogy, of the Pontal Institute of Human Sciences (ICHS) of the Federal University of Uberlândia (UFU) and observations in an institution for the rehabilitation of adolescents in conflict with the law. Our aim is to understand the role of the pedagogue in spaces where Non­Formal Education practices take place. Therefore, we elected the Specialized Care Center for Adolescents ­ “Pastor Protásio Caetano Filho” in the municipality of Ituiutaba­MG. The question that guides this study is: how is the role of the pedagogue configured in a non­school space for the resocialization of juvenile offenders? Regarding the methodological procedures, this study uses a qualitative approach, is descriptive in terms of its objectives, uses field study procedures and as instruments the observation and structured interview. Regarding the theoretical­methodological guidelines, the main authors and legal documents studied were: Gohn (2006 and 2010), Severo (2015 and 2017) and legislation concerning the training of pedagogues and the rights of minors in Brazil (BRASIL, 1927; 1988 , 1990; 2006 and 2015). The study made it possible to identify the attributions, know the role and realize the urgency of the role of pedagogues in non­school spaces, especially in the institution object of this investigation; understand the scope of educational processes beyond the school walls and the strengthening of the State's actions in favor of the effectiveness of Socio­educational Measures in the spaces of re­socialization of adolescents in conflict with the law. We conclude that the role of the pedagogue in non­school spaces, although ignored or little known, is a necessity; Non­School Education, carried out by civil society organizations, requires the presence of education professionals ­ pedagogues ­ for the management of education and humanization practices, considering their theoretical and practical knowledge; also, the importance of the partnership between institutions for the rehabilitation of adolescents in conflict with the law, essentially the objective of our study, with educators, for the effectiveness of compliance with Socio­Educational Measures, to prevent the minor's recurrence of the infraction.
Palavras-chave: Pedagogo educação não ­escolar
Instituições socioeducativas
Pedagogue­ non­school education ­
Socio­educational institutions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MISAEL,Mayara Santos. O papel do pedagogo em espaços não escolares: o caso de uma instituição de ressocialização de adolescentes em medida socioeducativa de Ituiutaba ­MG. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33963
Data de defesa: 3-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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