Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5326-6377
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020
Autor: Araújo, Anderson Alves de
Primer orientador: França, Robson Luiz de
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: As Propostas deste trabalho são apresentações do Memorial de Descritivo que mostra a trajetória do autor nos aspectos pessoais, profissionais, acadêmicas e a relação com a temática desenvolvida: Gestão Democrática Escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020, elencando os enfrentamentos mais recorrentes, adversidades e necessidades. De forma empírica, a partir do método qualitativo, de realidades de “Gestão Escolar Municipal”. A Metodologia utilizada foi de diferentes recursos para o desenvolvimento dos conteúdos e teve caráter Teórico-Prático, Bibliográfico, Documental, Plataformas Acadêmicas (Cientificas) e Disciplinas Obrigatórias Cursadas durante o Curso de Pedagogia EaD. Sendo a conclusão uma reflexão sobre a trajetória percorrida e a uma visão sobre o modelo de gestão democrática.
Abstract: The Proposals of this work are presentations of the Descriptive Memorial that shows the author's trajectory in the personal, professional, academic aspects and the relationship with the developed theme: Democratic School Management: Analysis of the access process of directors of the Municipal Education Network of Uberlândia/ Mg between the periods 2013 to 2016 and 2017 to 2020, listing the most recurrent conflicts, adversities, and needs. Empirically, from the qualitative method, realities of “Municipal School Management”. The methodology used was of different resources for the development of contents and had a theoretical-practical, Bibliographic, Documentary, Academic Platforms (Scientific), and Mandatory Disciplines took during the EaD Pedagogy Course. The conclusion is a reflection on the path followed and a vision of the democratic management model.
Palabras clave: Diretor
Forma de Acesso
Eleição
Indicação
Gestão Democrática.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Anderson Alves de. Memorial acadêmico descritivo e a reflexão sobre a gestão democrática escolar: Análise do processo de acesso dos diretores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/Mg entre os períodos de 2013 a 2016 e 2017 a 2020. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33840
Fecha de defensa: 8-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialAcadêmicoDescritivo.pdf336.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.