Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Freinet e as invariantes pedagógicas
Autor(es): Villela, Flávia
Primeiro orientador: Arena, Adriana Pastorello Buim
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Este memorial reflexivo tem como objetivo descrever meu percurso acadêmico até os dias atuais. Para elaborá-lo levei em conta as minhas dúvidas, inquietações e projetos sobre a minha trajetória como educadora. O tema escolhido para o aprofundamento das reflexões são as invariantes pedagógicas de Célestin Freinet, que são princípios norteadores que os educadores não devem perder de vista. Por meio de um estudo bibliográfico fiz o levantamento e a análise de livros e trabalhos acadêmicos que tratam sobre as Invariantes de Freinet. Os resultados nos levam a considerar que as invariantes são princípios que podem promover uma mudança no desempenho do professor e sobre o seu papel na educação. Apesar de terem sido elaboradas na década de 60, as Invariantes Pedagógicas de Freinet continuam atualíssimas e necessárias para que o educador modifique seu comportamento frente aos novos desafios da educação.
Palavras-chave: Memorial
Invariantes
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VILLELA, Flávia. Freinet e as invariantes pedagógicas. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836
Data de defesa: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FreinetInvariantesPedagógicas.pdf196.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.