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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Freinet e as invariantes pedagógicas |
| Autor(es): | Villela, Flávia |
| Primeiro orientador: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
| Primeiro membro da banca: | x, x |
| Segundo membro da banca: | x, x |
| Resumo: | Este memorial reflexivo tem como objetivo descrever meu percurso acadêmico até os dias atuais. Para elaborá-lo levei em conta as minhas dúvidas, inquietações e projetos sobre a minha trajetória como educadora. O tema escolhido para o aprofundamento das reflexões são as invariantes pedagógicas de Célestin Freinet, que são princípios norteadores que os educadores não devem perder de vista. Por meio de um estudo bibliográfico fiz o levantamento e a análise de livros e trabalhos acadêmicos que tratam sobre as Invariantes de Freinet. Os resultados nos levam a considerar que as invariantes são princípios que podem promover uma mudança no desempenho do professor e sobre o seu papel na educação. Apesar de terem sido elaboradas na década de 60, as Invariantes Pedagógicas de Freinet continuam atualíssimas e necessárias para que o educador modifique seu comportamento frente aos novos desafios da educação. |
| Palavras-chave: | Memorial Invariantes |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | VILLELA, Flávia. Freinet e as invariantes pedagógicas. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836 |
| Data de defesa: | 30-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FreinetInvariantesPedagógicas.pdf | 196.28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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