Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Freinet e as invariantes pedagógicas |
| Author: | Villela, Flávia |
| First Advisor: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
| First member of the Committee: | x, x |
| Second member of the Committee: | x, x |
| Summary: | Este memorial reflexivo tem como objetivo descrever meu percurso acadêmico até os dias atuais. Para elaborá-lo levei em conta as minhas dúvidas, inquietações e projetos sobre a minha trajetória como educadora. O tema escolhido para o aprofundamento das reflexões são as invariantes pedagógicas de Célestin Freinet, que são princípios norteadores que os educadores não devem perder de vista. Por meio de um estudo bibliográfico fiz o levantamento e a análise de livros e trabalhos acadêmicos que tratam sobre as Invariantes de Freinet. Os resultados nos levam a considerar que as invariantes são princípios que podem promover uma mudança no desempenho do professor e sobre o seu papel na educação. Apesar de terem sido elaboradas na década de 60, as Invariantes Pedagógicas de Freinet continuam atualíssimas e necessárias para que o educador modifique seu comportamento frente aos novos desafios da educação. |
| Keywords: | Memorial Invariantes |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | VILLELA, Flávia. Freinet e as invariantes pedagógicas. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836 |
| Date of defense: | 30-Nov-2021 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Uberlândia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FreinetInvariantesPedagógicas.pdf | 196.28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
