Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Freinet e as invariantes pedagógicas
Autor: Villela, Flávia
Primer orientador: Arena, Adriana Pastorello Buim
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Este memorial reflexivo tem como objetivo descrever meu percurso acadêmico até os dias atuais. Para elaborá-lo levei em conta as minhas dúvidas, inquietações e projetos sobre a minha trajetória como educadora. O tema escolhido para o aprofundamento das reflexões são as invariantes pedagógicas de Célestin Freinet, que são princípios norteadores que os educadores não devem perder de vista. Por meio de um estudo bibliográfico fiz o levantamento e a análise de livros e trabalhos acadêmicos que tratam sobre as Invariantes de Freinet. Os resultados nos levam a considerar que as invariantes são princípios que podem promover uma mudança no desempenho do professor e sobre o seu papel na educação. Apesar de terem sido elaboradas na década de 60, as Invariantes Pedagógicas de Freinet continuam atualíssimas e necessárias para que o educador modifique seu comportamento frente aos novos desafios da educação.
Palabras clave: Memorial
Invariantes
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VILLELA, Flávia. Freinet e as invariantes pedagógicas. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33836
Fecha de defensa: 30-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FreinetInvariantesPedagógicas.pdf196.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.