Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020 |
| Autor(es): | Pimenta, Alexandre Marcos Rosa |
| Primeiro orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
| Segundo membro da banca: | Felicio, Cinthia Maria |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, realizar uma pesquisa nas principais revistas científicas de Química nos últimos cinco anos, na busca de alguns jogos didáticos publicados em periódicos brasileiros nesse período. O objetivo desta análise é elaborar um acervo com informações acerca de cada jogo encontrado, como local publicado, conteúdo abordado, entre outros, auxiliando assim professores e futuros professores na utilização desta metodologia nas aulas de Química. Este trabalho tem natureza qualitativa, em uma perspectiva dialética entre o pesquisador e o objeto da pesquisa – no caso, os artigos científicos. A pesquisa é classificada como uma análise bibliográfica, em que foram analisadas os últimos cinco anos das revistas Química Nova na Escola e RedeQuim, enquanto a revista Ludus Scientiae por sua jovialidade foi analisada a partir de seu primeiro ano de publicação 2017 até o ano de 2020. Os jogos didáticos propostos nos artigos foram analisados seguindo alguns pontos: conceitos químicos abordados, tipo do jogo: grupos, trios, duplas ou individual, possibilidade de o jogo incentivar o raciocínio lógico ou apenas a memorização dos conceitos, nível escolar em que o jogo se aplica (fundamental, ensino médio ou superior) e confecção do jogo. Este trabalho foi elaborado na esperança de ajudar docentes e futuros docentes de Química, em uma busca incessante pelo interesse dos alunos e uma melhor qualidade de ensino, por meio dos jogos didáticos. O que posso concluir sobre esse trabalho é que ele será uma ferramenta muito útil e importante, ele possui um total de 24 jogos todos analisados de forma a trazer para os docentes opções de escolha que melhor servirão ao seu objetivo na hora de usar jogos didáticos dentro da sala de aula. |
| Palavras-chave: | Jogos didáticos Games Ensino de química Chemistry Análise bibliográfica Education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PIMENTA, Alexandre Marcos Rosa. Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804 |
| Data de defesa: | 12-Ago-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseJogosDidáticos.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
