Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020 |
Autor: | Pimenta, Alexandre Marcos Rosa |
Primer orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Segundo miembro de la banca: | Felicio, Cinthia Maria |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo, realizar uma pesquisa nas principais revistas científicas de Química nos últimos cinco anos, na busca de alguns jogos didáticos publicados em periódicos brasileiros nesse período. O objetivo desta análise é elaborar um acervo com informações acerca de cada jogo encontrado, como local publicado, conteúdo abordado, entre outros, auxiliando assim professores e futuros professores na utilização desta metodologia nas aulas de Química. Este trabalho tem natureza qualitativa, em uma perspectiva dialética entre o pesquisador e o objeto da pesquisa – no caso, os artigos científicos. A pesquisa é classificada como uma análise bibliográfica, em que foram analisadas os últimos cinco anos das revistas Química Nova na Escola e RedeQuim, enquanto a revista Ludus Scientiae por sua jovialidade foi analisada a partir de seu primeiro ano de publicação 2017 até o ano de 2020. Os jogos didáticos propostos nos artigos foram analisados seguindo alguns pontos: conceitos químicos abordados, tipo do jogo: grupos, trios, duplas ou individual, possibilidade de o jogo incentivar o raciocínio lógico ou apenas a memorização dos conceitos, nível escolar em que o jogo se aplica (fundamental, ensino médio ou superior) e confecção do jogo. Este trabalho foi elaborado na esperança de ajudar docentes e futuros docentes de Química, em uma busca incessante pelo interesse dos alunos e uma melhor qualidade de ensino, por meio dos jogos didáticos. O que posso concluir sobre esse trabalho é que ele será uma ferramenta muito útil e importante, ele possui um total de 24 jogos todos analisados de forma a trazer para os docentes opções de escolha que melhor servirão ao seu objetivo na hora de usar jogos didáticos dentro da sala de aula. |
Palabras clave: | Jogos didáticos Games Ensino de química Chemistry Análise bibliográfica Education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PIMENTA, Alexandre Marcos Rosa. Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804 |
Fecha de defensa: | 12-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnáliseJogosDidáticos.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons