Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pimenta, Alexandre Marcos Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T18:03:16Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T18:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Alexandre Marcos Rosa. Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Chemistry | pt_BR |
dc.subject | Análise bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8191381462412110 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Paulo Vitor Teodoro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812092792083903 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Felicio, Cinthia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383981224780622 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo, realizar uma pesquisa nas principais revistas científicas de Química nos últimos cinco anos, na busca de alguns jogos didáticos publicados em periódicos brasileiros nesse período. O objetivo desta análise é elaborar um acervo com informações acerca de cada jogo encontrado, como local publicado, conteúdo abordado, entre outros, auxiliando assim professores e futuros professores na utilização desta metodologia nas aulas de Química. Este trabalho tem natureza qualitativa, em uma perspectiva dialética entre o pesquisador e o objeto da pesquisa – no caso, os artigos científicos. A pesquisa é classificada como uma análise bibliográfica, em que foram analisadas os últimos cinco anos das revistas Química Nova na Escola e RedeQuim, enquanto a revista Ludus Scientiae por sua jovialidade foi analisada a partir de seu primeiro ano de publicação 2017 até o ano de 2020. Os jogos didáticos propostos nos artigos foram analisados seguindo alguns pontos: conceitos químicos abordados, tipo do jogo: grupos, trios, duplas ou individual, possibilidade de o jogo incentivar o raciocínio lógico ou apenas a memorização dos conceitos, nível escolar em que o jogo se aplica (fundamental, ensino médio ou superior) e confecção do jogo. Este trabalho foi elaborado na esperança de ajudar docentes e futuros docentes de Química, em uma busca incessante pelo interesse dos alunos e uma melhor qualidade de ensino, por meio dos jogos didáticos. O que posso concluir sobre esse trabalho é que ele será uma ferramenta muito útil e importante, ele possui um total de 24 jogos todos analisados de forma a trazer para os docentes opções de escolha que melhor servirão ao seu objetivo na hora de usar jogos didáticos dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnáliseJogosDidáticos.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License