Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimenta, Alexandre Marcos Rosa-
dc.date.accessioned2021-12-15T18:03:16Z-
dc.date.available2021-12-15T18:03:16Z-
dc.date.issued2021-08-12-
dc.identifier.citationPIMENTA, Alexandre Marcos Rosa. Análise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33804-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectAnálise bibliográficapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAnálise dos jogos didáticos propostos em periódicos da área de ensino de química entre 2016 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, realizar uma pesquisa nas principais revistas científicas de Química nos últimos cinco anos, na busca de alguns jogos didáticos publicados em periódicos brasileiros nesse período. O objetivo desta análise é elaborar um acervo com informações acerca de cada jogo encontrado, como local publicado, conteúdo abordado, entre outros, auxiliando assim professores e futuros professores na utilização desta metodologia nas aulas de Química. Este trabalho tem natureza qualitativa, em uma perspectiva dialética entre o pesquisador e o objeto da pesquisa – no caso, os artigos científicos. A pesquisa é classificada como uma análise bibliográfica, em que foram analisadas os últimos cinco anos das revistas Química Nova na Escola e RedeQuim, enquanto a revista Ludus Scientiae por sua jovialidade foi analisada a partir de seu primeiro ano de publicação 2017 até o ano de 2020. Os jogos didáticos propostos nos artigos foram analisados seguindo alguns pontos: conceitos químicos abordados, tipo do jogo: grupos, trios, duplas ou individual, possibilidade de o jogo incentivar o raciocínio lógico ou apenas a memorização dos conceitos, nível escolar em que o jogo se aplica (fundamental, ensino médio ou superior) e confecção do jogo. Este trabalho foi elaborado na esperança de ajudar docentes e futuros docentes de Química, em uma busca incessante pelo interesse dos alunos e uma melhor qualidade de ensino, por meio dos jogos didáticos. O que posso concluir sobre esse trabalho é que ele será uma ferramenta muito útil e importante, ele possui um total de 24 jogos todos analisados de forma a trazer para os docentes opções de escolha que melhor servirão ao seu objetivo na hora de usar jogos didáticos dentro da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseJogosDidáticos.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons