Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade |
Autor(es): | Anunciação, Elba Cristina do Monte |
Primeiro orientador: | Quillici Neto, Armindo |
Primeiro membro da banca: | Neto, Armindo Quillici |
Segundo membro da banca: | Armindo, Armindo Quillici |
Resumo: | O ambiente escolar é formado por diversos sujeitos que juntos, buscam promover um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Dentre esses sujeitos, pode-se destacar o papel da escola e da família, que apesar de terem responsabilidades distintas, possuem objetivos em comum. Dessa maneira, torna-se viável que essa relação baseie-se em uma participação colaborativa. Apesar de sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento do individuo, é possível observar que essa relação ainda enfrenta dificuldades e envolvem fatores conflitantes que acabam repercutindo negativamente na qualidade do processo educativo e do próprio trabalho realizado na escola. Dessa forma, entende-se que a escola deve buscar desenvolver um papel significativo para estimular a participação das famílias nas atividades escolares. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar como a escola pode manifestar ações que promova a participação das famílias no acompanhamento das atividades e no cotidiano escolar de seus filhos, visando contribuir com um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto, o trabalho adotou como metodologia a realização de uma narrativa no formato de um memorial, fundamentando-se em pesquisas bibliográficas, buscando, a partir de estudos já realizados anteriormente, aprofundar a compreensão sobre essa relação, buscando identificar as responsabilidades de cada um, os fatores que colaboram para o distanciamento entre esses sujeitos e as estratégias que podem ser utilizadas pelas escolas para a melhoria da relação com as famílias. A partir desses estudos, foi possível compreender as responsabilidades que escola e família possuem no aperfeiçoamento das capacidades intelectuais e morais dos alunos, responsabilidades estas que se diferenciam ao mesmo tempo em que aproximam os dois sujeitos, demonstrando a necessidade da parceria entre ambos. Dessa maneira, compreende-se que uma relação colaborativa entre escola e família é algo realmente essencial para a qualidade do processo educativo, sendo primordial, para tanto, que haja o reconhecimento, a conscientização e a valorização de todos os agentes escolares, com a escola buscando construir um espaço no qual a família se sinta acolhida e possa realmente colaborar. |
Palavras-chave: | Escola Família Desenvolvimento Aprendizagem Parceiria Processo educativo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ANUNCIAÇÂO, Elba Cristina do Monte. Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748 |
Data de defesa: | 2-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParceriaEscolaFamília.pdf | 659.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.