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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Embargado |
| Embargo Date: | 2027-11-14 |
| Title: | Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade |
| Author: | Anunciação, Elba Cristina do Monte |
| First Advisor: | Quillici Neto, Armindo |
| First member of the Committee: | Neto, Armindo Quillici |
| Second member of the Committee: | Armindo, Armindo Quillici |
| Summary: | O ambiente escolar é formado por diversos sujeitos que juntos, buscam promover um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Dentre esses sujeitos, pode-se destacar o papel da escola e da família, que apesar de terem responsabilidades distintas, possuem objetivos em comum. Dessa maneira, torna-se viável que essa relação baseie-se em uma participação colaborativa. Apesar de sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento do individuo, é possível observar que essa relação ainda enfrenta dificuldades e envolvem fatores conflitantes que acabam repercutindo negativamente na qualidade do processo educativo e do próprio trabalho realizado na escola. Dessa forma, entende-se que a escola deve buscar desenvolver um papel significativo para estimular a participação das famílias nas atividades escolares. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar como a escola pode manifestar ações que promova a participação das famílias no acompanhamento das atividades e no cotidiano escolar de seus filhos, visando contribuir com um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto, o trabalho adotou como metodologia a realização de uma narrativa no formato de um memorial, fundamentando-se em pesquisas bibliográficas, buscando, a partir de estudos já realizados anteriormente, aprofundar a compreensão sobre essa relação, buscando identificar as responsabilidades de cada um, os fatores que colaboram para o distanciamento entre esses sujeitos e as estratégias que podem ser utilizadas pelas escolas para a melhoria da relação com as famílias. A partir desses estudos, foi possível compreender as responsabilidades que escola e família possuem no aperfeiçoamento das capacidades intelectuais e morais dos alunos, responsabilidades estas que se diferenciam ao mesmo tempo em que aproximam os dois sujeitos, demonstrando a necessidade da parceria entre ambos. Dessa maneira, compreende-se que uma relação colaborativa entre escola e família é algo realmente essencial para a qualidade do processo educativo, sendo primordial, para tanto, que haja o reconhecimento, a conscientização e a valorização de todos os agentes escolares, com a escola buscando construir um espaço no qual a família se sinta acolhida e possa realmente colaborar. |
| Keywords: | Escola Família Desenvolvimento Aprendizagem Parceiria Processo educativo |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | ANUNCIAÇÂO, Elba Cristina do Monte. Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748 |
| Date of defense: | 2-Dec-2021 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ParceriaEscolaFamília.pdf Until 2027-11-14 | 659.25 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open Request a copy |
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