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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
| Fecha de embargo: | 2027-11-14 |
| Título: | Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade |
| Autor: | Anunciação, Elba Cristina do Monte |
| Primer orientador: | Quillici Neto, Armindo |
| Primer miembro de la banca: | Neto, Armindo Quillici |
| Segundo miembro de la banca: | Armindo, Armindo Quillici |
| Resumen: | O ambiente escolar é formado por diversos sujeitos que juntos, buscam promover um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Dentre esses sujeitos, pode-se destacar o papel da escola e da família, que apesar de terem responsabilidades distintas, possuem objetivos em comum. Dessa maneira, torna-se viável que essa relação baseie-se em uma participação colaborativa. Apesar de sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento do individuo, é possível observar que essa relação ainda enfrenta dificuldades e envolvem fatores conflitantes que acabam repercutindo negativamente na qualidade do processo educativo e do próprio trabalho realizado na escola. Dessa forma, entende-se que a escola deve buscar desenvolver um papel significativo para estimular a participação das famílias nas atividades escolares. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar como a escola pode manifestar ações que promova a participação das famílias no acompanhamento das atividades e no cotidiano escolar de seus filhos, visando contribuir com um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto, o trabalho adotou como metodologia a realização de uma narrativa no formato de um memorial, fundamentando-se em pesquisas bibliográficas, buscando, a partir de estudos já realizados anteriormente, aprofundar a compreensão sobre essa relação, buscando identificar as responsabilidades de cada um, os fatores que colaboram para o distanciamento entre esses sujeitos e as estratégias que podem ser utilizadas pelas escolas para a melhoria da relação com as famílias. A partir desses estudos, foi possível compreender as responsabilidades que escola e família possuem no aperfeiçoamento das capacidades intelectuais e morais dos alunos, responsabilidades estas que se diferenciam ao mesmo tempo em que aproximam os dois sujeitos, demonstrando a necessidade da parceria entre ambos. Dessa maneira, compreende-se que uma relação colaborativa entre escola e família é algo realmente essencial para a qualidade do processo educativo, sendo primordial, para tanto, que haja o reconhecimento, a conscientização e a valorização de todos os agentes escolares, com a escola buscando construir um espaço no qual a família se sinta acolhida e possa realmente colaborar. |
| Palabras clave: | Escola Família Desenvolvimento Aprendizagem Parceiria Processo educativo |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ANUNCIAÇÂO, Elba Cristina do Monte. Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748 |
| Fecha de defensa: | 2-dic-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ParceriaEscolaFamília.pdf Hasta 2027-11-14 | 659.25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Request a copy |
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