Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Anunciação, Elba Cristina do Monte | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T23:26:35Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T23:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.citation | ANUNCIAÇÂO, Elba Cristina do Monte. Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33748 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Parceiria | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.title | Parceria escola e família: A promoção de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quillici Neto, Armindo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neto, Armindo Quillici | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Armindo, Armindo Quillici | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O ambiente escolar é formado por diversos sujeitos que juntos, buscam promover um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Dentre esses sujeitos, pode-se destacar o papel da escola e da família, que apesar de terem responsabilidades distintas, possuem objetivos em comum. Dessa maneira, torna-se viável que essa relação baseie-se em uma participação colaborativa. Apesar de sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento do individuo, é possível observar que essa relação ainda enfrenta dificuldades e envolvem fatores conflitantes que acabam repercutindo negativamente na qualidade do processo educativo e do próprio trabalho realizado na escola. Dessa forma, entende-se que a escola deve buscar desenvolver um papel significativo para estimular a participação das famílias nas atividades escolares. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo identificar como a escola pode manifestar ações que promova a participação das famílias no acompanhamento das atividades e no cotidiano escolar de seus filhos, visando contribuir com um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto, o trabalho adotou como metodologia a realização de uma narrativa no formato de um memorial, fundamentando-se em pesquisas bibliográficas, buscando, a partir de estudos já realizados anteriormente, aprofundar a compreensão sobre essa relação, buscando identificar as responsabilidades de cada um, os fatores que colaboram para o distanciamento entre esses sujeitos e as estratégias que podem ser utilizadas pelas escolas para a melhoria da relação com as famílias. A partir desses estudos, foi possível compreender as responsabilidades que escola e família possuem no aperfeiçoamento das capacidades intelectuais e morais dos alunos, responsabilidades estas que se diferenciam ao mesmo tempo em que aproximam os dois sujeitos, demonstrando a necessidade da parceria entre ambos. Dessa maneira, compreende-se que uma relação colaborativa entre escola e família é algo realmente essencial para a qualidade do processo educativo, sendo primordial, para tanto, que haja o reconhecimento, a conscientização e a valorização de todos os agentes escolares, com a escola buscando construir um espaço no qual a família se sinta acolhida e possa realmente colaborar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ParceriaEscolaFamília.pdf | 659.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.