Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem
Autor(es): Pereira, Tatiane Rodrigues
Primeiro orientador: Miranda, Maria Irene
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Este estudo procurou ressaltar a relevância do lúdico para o desenvolvimento e para a aprendizagem da criança durante o processo de alfabetização. Seu intuito foi o de entender como a prática da ludicidade pode ser instrumento pedagógico, operando como intermediário de socialização e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motores e comunicativos do aluno, bem como de transformar a trajetória de alcance dos sistemas de leitura e escrita, em algo atraente e desafiante. O estudo demonstrou que por intermédio do lúdico, a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, proporcionando, desta maneira, uma convivência que vai ligar o aluno à cultura e à comunidade, tornando-o sujeito de seu segmento educacional. Por derradeiro, observou-se a relevância que as tarefas lúdicas apresentam, encorajando o professor alfabetizador a utilizar da ludicidade no percurso da alfabetização infantil, buscando, portanto, novas concepções de trabalho que engrandeçam a aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Alfabetização
Lúdico
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Tatiane Rodrigues. Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Data de defesa: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemorialAcadêmicoAlfabetização.pdf326.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons