Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem
Autor: Pereira, Tatiane Rodrigues
Primer orientador: Miranda, Maria Irene
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Este estudo procurou ressaltar a relevância do lúdico para o desenvolvimento e para a aprendizagem da criança durante o processo de alfabetização. Seu intuito foi o de entender como a prática da ludicidade pode ser instrumento pedagógico, operando como intermediário de socialização e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motores e comunicativos do aluno, bem como de transformar a trajetória de alcance dos sistemas de leitura e escrita, em algo atraente e desafiante. O estudo demonstrou que por intermédio do lúdico, a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, proporcionando, desta maneira, uma convivência que vai ligar o aluno à cultura e à comunidade, tornando-o sujeito de seu segmento educacional. Por derradeiro, observou-se a relevância que as tarefas lúdicas apresentam, encorajando o professor alfabetizador a utilizar da ludicidade no percurso da alfabetização infantil, buscando, portanto, novas concepções de trabalho que engrandeçam a aprendizagem do aluno.
Palabras clave: Alfabetização
Lúdico
Aprendizagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Tatiane Rodrigues. Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Fecha de defensa: 2-dic-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialAcadêmicoAlfabetização.pdf326.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons