Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem
Author: Pereira, Tatiane Rodrigues
First Advisor: Miranda, Maria Irene
First member of the Committee: x, x
Second member of the Committee: x, x
Summary: Este estudo procurou ressaltar a relevância do lúdico para o desenvolvimento e para a aprendizagem da criança durante o processo de alfabetização. Seu intuito foi o de entender como a prática da ludicidade pode ser instrumento pedagógico, operando como intermediário de socialização e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motores e comunicativos do aluno, bem como de transformar a trajetória de alcance dos sistemas de leitura e escrita, em algo atraente e desafiante. O estudo demonstrou que por intermédio do lúdico, a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, proporcionando, desta maneira, uma convivência que vai ligar o aluno à cultura e à comunidade, tornando-o sujeito de seu segmento educacional. Por derradeiro, observou-se a relevância que as tarefas lúdicas apresentam, encorajando o professor alfabetizador a utilizar da ludicidade no percurso da alfabetização infantil, buscando, portanto, novas concepções de trabalho que engrandeçam a aprendizagem do aluno.
Keywords: Alfabetização
Lúdico
Aprendizagem
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Tatiane Rodrigues. Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Date of defense: 2-Dec-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoAlfabetização.pdf326.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons