Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Tatiane Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:21:05Z-
dc.date.available2021-12-03T17:21:05Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tatiane Rodrigues. Memorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagem. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33686-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMemorial acadêmico alfabetização: um espaço lúdico para a aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo procurou ressaltar a relevância do lúdico para o desenvolvimento e para a aprendizagem da criança durante o processo de alfabetização. Seu intuito foi o de entender como a prática da ludicidade pode ser instrumento pedagógico, operando como intermediário de socialização e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, motores e comunicativos do aluno, bem como de transformar a trajetória de alcance dos sistemas de leitura e escrita, em algo atraente e desafiante. O estudo demonstrou que por intermédio do lúdico, a aprendizagem é ativa, dinâmica e contínua, proporcionando, desta maneira, uma convivência que vai ligar o aluno à cultura e à comunidade, tornando-o sujeito de seu segmento educacional. Por derradeiro, observou-se a relevância que as tarefas lúdicas apresentam, encorajando o professor alfabetizador a utilizar da ludicidade no percurso da alfabetização infantil, buscando, portanto, novas concepções de trabalho que engrandeçam a aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoAlfabetização.pdf326.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons