Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33603
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2021-11-11
Title: O ensino da matemática na EJA, os conhecimentos prévios e as múltiplas experiências dos educandos
Author: Moreira, Maria Izabel
First Advisor: Santos, Sônia Maria dos
First member of the Committee: x, x
Second member of the Committee: x, x
Summary: Como todo final de curso ao mesmo tempo que é cansativo se torna gratificante essa conclusão e o aprendizado adquirido no decorrer do curso de graduação de licenciatura em pedagogia, infelizmente uma área pouco valorizada, mas de grande valia tanto na base quanto no decorrer de todas as formações e desenvolvimento como cidadão e crítico do mundo ao qual está inserido. Esse trabalho foi desenvolvido em duas partes, inicialmente apresentarei meu memorial acadêmico com um breve relato da minha vida pessoal e das minhas memórias de iniciação ao mundo do conhecimento, as escolas frequentadas, finalizado no curso de pedagogia. O segundo momento foi desenvolvido em dupla , com o objetivo de constituir uma investigação na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a importância do professor como mediador de ensino na qual ele consiga potencializar o educando a aprendizagem do conteúdo, além de analisar como tais mediações acontecem no dia a dia, foi analisado a importância do ensino da matemática, com a criação de condições para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. Logo, a Educação de Jovens e Adultos desempenha papel fundamental na formação do cidadão brasileiro, e por essa razão, entre outras, que a Matemática também está articulada à cultura para a formação humana e constituição da cidadania.
Keywords: Memorial
Educação de jovens e adultos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, Maria Izabel. O ensino da matemática na EJA, os conhecimentos prévios e as múltiplas experiências dos educandos. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33603
Date of defense: 11-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatemáticaEJA.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.