Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33603
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-11-11
Título: O ensino da matemática na EJA, os conhecimentos prévios e as múltiplas experiências dos educandos
Autor(es): Moreira, Maria Izabel
Primeiro orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Como todo final de curso ao mesmo tempo que é cansativo se torna gratificante essa conclusão e o aprendizado adquirido no decorrer do curso de graduação de licenciatura em pedagogia, infelizmente uma área pouco valorizada, mas de grande valia tanto na base quanto no decorrer de todas as formações e desenvolvimento como cidadão e crítico do mundo ao qual está inserido. Esse trabalho foi desenvolvido em duas partes, inicialmente apresentarei meu memorial acadêmico com um breve relato da minha vida pessoal e das minhas memórias de iniciação ao mundo do conhecimento, as escolas frequentadas, finalizado no curso de pedagogia. O segundo momento foi desenvolvido em dupla , com o objetivo de constituir uma investigação na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a importância do professor como mediador de ensino na qual ele consiga potencializar o educando a aprendizagem do conteúdo, além de analisar como tais mediações acontecem no dia a dia, foi analisado a importância do ensino da matemática, com a criação de condições para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. Logo, a Educação de Jovens e Adultos desempenha papel fundamental na formação do cidadão brasileiro, e por essa razão, entre outras, que a Matemática também está articulada à cultura para a formação humana e constituição da cidadania.
Palavras-chave: Memorial
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MOREIRA, Maria Izabel. O ensino da matemática na EJA, os conhecimentos prévios e as múltiplas experiências dos educandos. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33603
Data de defesa: 11-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoMatemáticaEJA.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.