Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33529
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1885-3082
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contribuições de letras de canções para o trabalho com o léxico no ensino fundamental: algumas possibilidades
Título(s) alternativo(s): Contributions of song lyrics for lexicon work in elementary school: some possibilities
Autor(es): Herwig, Eladio Camargo
Primeiro orientador: Dias, Eliana
Primeiro membro da banca: Fromm, Guilherme
Segundo membro da banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumo: A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos, e a ampliação lexical é importante no decorrer da trajetória de vida de qualquer pessoa. Saber descrever os significados do léxico e revelar seus mistérios contribuirá para uma melhor compreensão da palavra, do texto, do discurso. Sendo assim, é nessa perspectiva que o presente trabalho oferece ao professor de Língua Portuguesa subsídios teóricos e práticos com a elaboração desta dissertação e de um Caderno de atividades, que contém atividades com o léxico de letras de canções para serem trabalhadas em sala de aula. O Caderno apresenta uma proposta didática baseada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa proposta didática utilizou o gênero letra de canção, como orientador das aulas e contribuiu para o enriquecimento lexical e cultural dos estudantes, por meio de atividades baseadas nos pressupostos da Lexicologia e da Lexicografia. A base teórica pautouse em autores como: Dias (2004), (2009); Antunes (2012), (2003), (2009), (2010); Krieger (2012); Pottier (1968), Polguère (2018) dentre outros. Apesar de a proposta ter sido aplicada de forma remota, por ocasião do isolamento social devido à pandemia do Corona vírus, a metodologia inspirada na pesquisaação de Thiollent mostrouse inédita nesse formato e importante para a realização da intervenção. O caderno de atividades encontrase anexado ao final dessa dissertação. Por fim, defendemos, neste trabalho, o uso da letra de canção como estratégia de ensino da língua materna, e queremos mostrar que seu uso na sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela leitura e pela produção textual, aumentar o repertório vocabular, aumentar conhecimentos de mundo, discutir temas relevantes ao convívio em sociedade etc.
Abstract: The school has a fundamental role in the intellectual development of students, and lexical expansion is important during anyone's life. Knowing how to describe the meanings of the lexicon and reveal its mysteries will contribute to a better understanding of the word, the text, the speech. Thus, it is from this perspective that this work offers the Portuguese language teacher theoretical and practical subsidies with the preparation of this dissertation and an Activities Notebook, which contains activities with the lexicon of song lyrics to be worked on in the classroom. The Notebook presents a didactic proposal based on the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This didactic proposal used the song lyrics genre as a guide for the classes and contributed to the lexical and cultural enrichment of students, through activities based on the assumptions of Lexicology and Lexicography. The theoretical basis was based on authors such as: Dias (2004), (2009); Antunes (2012), (2003), (2009), (2010); Krieger (2012); Pottier (1968), Polguère (2018) among others. Although the proposal was applied remotely, due to social isolation due to the Corona virus pandemic, the methodology, inspired by Thiollent's action research, proved to be unprecedented in this format and important for carrying out the intervention. The Activity Notebook is attached to the end of this dissertation. Finally, in this work, we defend the use of song lyrics as a strategy for teaching the mother tongue, and we want to show that its use in the classroom can awaken students' interest in reading and text production, increase vocabulary repertoire, increase knowledge of the world, discuss relevant topics to living in society, etc.
Palavras-chave: Ensino
Léxico
Vocabulário
Lexicologia
Letras de canções
Teaching
Lexicon
Vocabulary
Lexicology.
Song lyrics
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Lexicologia
Música na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: HERWIG, Eladio Camargo. Contribuições de letras de canções para o trabalho com o léxico no ensino fundamental: algumas possibilidades. 2021. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.515.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.515
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33529
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuiçõesLetrasCanções.pdfDissertação9.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.